Notícias

Primeira ponte de aço impressa em 3D foi instalada na Holanda

A primeira ponte de aço impressa em 3D foi instalada sobre o canal Oudezijds Achterburgwal, localizada no Amsterdã (Holanda).

Siga-nos no Instagram

A ponte, que mede 12 metros de comprimento e pesa aproximadamente 4,5 toneladas, passou por diversos testes físicos e virtuais através de simulações computacionais.

A empresa MX3D trabalhou no projeto durante quatro anos, com uma equipe de matemáticos, cientistas da computação, estatísticos e também engenheiros, todos reunidos pelo Instituto Alan Turing, do Reino Unido.

Foto mostra a ponte feita em impressão 3D na Holanda, sendo instalada por uma grua robótica com uma série de cabos conectados

Primeira ponte de aço impressa em 3D será um laboratório “vivo”

Os cientistas devem coletar informações de tráfego de pedestres por meio uma rede de sensores que foram instalados na ponte, a fim de medir, monitorar e também avaliar a “saúde” da ponte.

A Faculdade Imperial de Londres deverá analisar as informações armazenadas, como quedas no grau de estabilidade ou resistência da ponte 3D.

Além disso, os pesquisadores e engenheiros deverão entender como o público irá interagir com a primeira ponte de aço impressa em 3D.

“Uma estrutura de metal impressa em 3D, grande e forte o suficiente para sustentar o tráfego de pedestres, nunca foi construída antes”

Leroy Gardner, professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Faculdade Imperial.

Ponte “gêmea” computadorizada

Com todos os dados gerados pelos sensores, uma ponte “gêmea” computadorizada será criada para realizar previsões analíticas a longo prazo.

A ponte computadorizada deverá imitar a ponte física em tempo real, conforme os dados forem chegando ao sistema.

Segundo os especialistas, essas informações também devem ajudar na construção de outros projetos do mesmo tipo no futuro.

“A pesquisa dessa nova tecnologia, para a indústria da construção civil, tem enorme potencial para o futuro, em termos de estética e design otimizado e eficiente, no que tange à redução de materiais usados”

Craig Buchanan, doutor da Faculdade Imperial.

Inaugurada primeira ponte de aço impressa em 3D


Fonte: Olhar Digital e Inovação Tecnológica

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Imperial College of London

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo