Notícias

Planeta com 2 sóis que pode abrigar vida foi descoberto

Apesar de não ser o primeiro planeta com 2 sóis a ser descoberto, a equipe de pesquisadores Universidade Nova York, de Abu Dhabi e da Universidade de Washington encontraram cinco sistemas com estrelas múltiplas.

Siga-nos no Instagram

A descoberta foi anunciada na última quinta-feira (15), através do estudo publicado na revista Frontiers in Astronomy and Space Sciences.

Todos planetas ficam localizados a cerca de 5.933 anos-luz de distância da Terra, sendo todos considerados como potenciais para abrigar vida no futuro.

Planeta de 2 sóis foi encontrado por telescópio espacial

Todos cinco sistemas com estrelas múltiplas foram encontrados pelo telescópio espacial Kepler da National Aeronautics and Space Administration (NASA).

Eles estão situados nas constelações Lira e Cisne, sendo eles:

  • Kepler-34;
  • Kepler-35;
  • Kepler-38;
  • Kepler-64;
  • Kepler-413.

Segundo os envolvidos no projeto, todos sistemas ficam em uma “zona habitável” em torno de estrelas.

Pesquisadores afirmam que há a possibilidade de haver água líquida na superfície dos planetas rochosos, assim como a Terra.

Planeta de 2 sóis é comparado a Tatooine

Os autores do estudo também afirmaram em seu estudo que em cada sistema há, pelo menos, um planeta gigante do tamanho de Netuno.

O Kepler-64 se destacou por apresentar pelo menos 4 estrelas, que orbitam uma à outra na região central, enquanto os demais sistemas têm somente duas estrelas.

Assim como planeta fictício Tatooine, de Star Wars, esses demais sistemas estão sendo comparados ao planeta da saga, visto que também orbita 2 sóis.

Kepler-38

Após realizar um sistema de análise matemática a fim de avaliar as condições dos cinco sistemas, os pesquisadores compararam os resultados com outros sistemas que orbitam 2 sóis já encontrados anteriormente.

Aspectos como massa, classe, luminosidade e distribuição de energia foram analisados para a comparação;

Como resultado, foi possível verificar a existência de zonas habitáveis e se são capazes de sustentar a vida humana.

Segundo o coautor do estudo, Nikolaos Georgakarakos. o melhor candidato encontrado foi o sistema Kepler-38, que está a cerca de 3.970 anos-luz da Terra e é conhecido por conter um planeta do tamanho de Netuno.


Fonte: Tecmundo

Imagem em destaque: Imagem/Reprodução Internet

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo