Notícias

Mesmo bem longe Voyager 1 consegue captar e enviar sons vindo de fora do sistema solar

O Voyager 1 conseguiu captar e enviar sons vindo de fora do sistema solar, estando a aproximadamente de 22,7 bilhões de quilômetros da Terra.

Siga-nos no Instagram

A sonda espacial, que pertence a National Aeronautic and Space Administration (NASA) é o objeto mais distante do planeta atualmente.

De acordo com o estudo publicado na revista Nature Astronomy, os sons foram capturados a partir de um conjunto de instrumentos que está a bordo na nave.

Os ruídos, que são constantes, foram ocasionados devido a emissões de onda de plasma e também de gás interestelar.

Sons vindo de fora do sistema solar são fracos

De acordo com a integrante da equipe Voyager, Stella Rocker, que também é cientista da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, o som é descrito como “fraco e monótono”.

A cientista justificou, afirmando que o som é desse jeito devido a sua largura de banda de frequência estreita.

“Nunca tivemos a chance de o analisar antes. Agora sabemos que não precisamos de evento fortuito relacionado ao Sol para medir o plasma interestelar”

Shami Chatterjee, pesquisador envolvido no estudo.

O trabalho agora deverá analisar como o zumbido interage com a fronteira do Sistema Solar, a helipausa, uma vez que o Voyager 1 está em uma área entre o plasma solar quente e o meio interestelar mais frio, localizado nos confins do sistema solar.

Sobre a sonda espacial

A sonda espacial Voyager 1 foi lançada em 1977, com principal objetivo de explorar dois planetas: Júpiter e Saturno.

Entretanto, sua atuação foi ampliada pela agência espacial norte-americana, que levou a sonda para estudar o espaço profundo.

A Voyager 1 viaja a 61 mil km/h, e foi a primeira construção humana a atingir o meio interestelar, que fica além da influência do Sol.

Futuramente, os cientistas desejam reunir mais dados sobre a densidade desse meio interestelar, além de obter mais pistas sobre a origem das estrelas.


Fonte: Gaúcha ZH

Imagem em destaque: Foto/Reprodução NASA

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo