Notícias

Maio terá superlua de sangue e meteoros, confira o calendário astronômico

Maio terá superlua de sangue, meteoros, e muitos outros eventos que irão ocorrer no calendário astronômico desse mês.

Siga-nos no Instagram

Em seguida, confira alguns eventos que irão ocorrer durante o mês:

Maio terá superlua em seu calendário astronômico

A superlua ocorrerá no dia 26, e deverá surgir no horizonte a leste a partir das 18h20, no mesmo dia em que ocorrerá um eclipse total.

Na maior parte do Brasil, o eclipse será visto parcialmente, onde a Lua pode assumir uma coloração avermelhada, onde ganha o nome de “Lua de Sangue”.

A região norte do Brasil poderá notar um eclipse penumbral, onde a parte da sombra da Terra bloqueia apenas parte da luz do Sol e acaba havendo uma “redução” no brilho da Lua, em vez de sua ocultação total.

Conjunções

No dia 3 de maio, haverá uma conjunção entre a Lua e Saturno, isto é, eles estarão bem próximos no céu, sendo ambos visíveis a partir das 00h15.

Eles devem surgir no horizonte ao leste, onde o Saturno estará abaixo e à esquerda da Lua.

No próximo dia (4), também haverá a conjunção entre a Lua e Júpiter, que será visível a partir da 1h20, também surgindo no horizonte ao leste.

Júpiter estará abaixo e à esquerda da Lua, enquanto Saturno ficará acima e também à esquerda da Lua.

Mais uma conjunção ocorrerá no dia 16, sendo uma conjunção da Lua e Marte, sendo visível a partir do pôr do sol, 35º acima do horizonte a noroeste. A dupla deverá “descer” até se pôr, às 21h07.

Por fim, a última conjunção do mês de maio irá ser novamente entre a Lua e Saturno, a partir das 22h25, que será quando Saturno estará alinhado à esquerda da Lua.

Chuva de meteoros no calendário astronômico de maio

Uma chuva de meteoros dos Eta Aquarídeos ocorrerá no dia 6 de maio, e a chuva será visível a partir da 1h43, quando a constelação de Aquário surge no horizonte ao leste.

Ela deverá continuar “ativa” até o amanhecer, e o horário ideal para observação é uma hora antes do nascer do sol, quando a constelação está alta no horizonte.

No mesmo dia haverá a Lua Nova, que favorecerá a observação caso esteja em um local com céu claro e longe de poluição luminosa, podendo observar até 36 meteoros por hora!

Lançamentos

No dia 17 de maio haverá o lançamento do quinto satélite Space Based Infrared System Geosynchronous satellite (SBIRS GEO 5) para a Força Espacial do EUA.

Já no dia 27, haverá o lançamento da missão chamada OneWeb 8, com 36 satélites da constelação de internet OneWeb, uma concorrente direta da Starlink.

Mercúrio no ponto mais alto do céu

Por fim, um último evento no calendário astronômico irá ocorrer com Mercúrio no dia 15 de maio. O planeta chegará ao ponto mais alto no céu, logo após o pôr do Sol, no oeste.


Fonte: Olhar Digital

Imagem em destaque: Foto/Reprodução NASA

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo