Notícias

Marco histórico: Ingenuity Mars Helicopter da NASA faz seu 1º voo em Marte, com sucesso

No dia 19 de abril, a NASA anunciou mais um grande passo na exploração de Marte: Ingenuity Mars Helicopter realizou com êxito seu primeiro voo.

Siga-nos no Instagram

Com efeito, essa foi a primeira aeronave a conseguir este feito, transmitido ao público com enorme comemoração.

Antes, o voo de teste já havia sido adiado por falhas técnicas.

Todavia, a equipe responsável afirma que as falhas não persistiram e o voo foi um verdadeiro sucesso. Cuja confirmação veio através dos dados e das fotos enviadas pelo Perseverance.

Assim, a duração do voo foi de 39,1 segundos, motorizado e autônomo a partir de informações repassadas antes para o Ingenuity.

Detalhes sobre o voo do Ingenuity Mars Helicopter

Crédito: NASA / JPL-Caltech
Primeira imagem do voo

A saber, a equipe do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), localizado na Califórnia, criou o Ingenuity Mars Helicopter, que tem as seguintes características: 

  • 49 cm de altura;
  • Estrutura com peso de 1,8 kg;
  • Abastecido e movido à energia solar;

Quanto ao mecanismo do voo, o JPL também desenvolveu e transmitiu todos os sistemas de navegação, quer sejam os de orientação ou controle.

De forma geral, o Ingenuity permaneceu mais de 30 segundos sobrevoando com estabilidade a uma altura de 3 m e em seguida aterrissou. 

Nesse sentido, tanto as câmeras de navegação do helicóptero registraram  o momento, como também o Rover Perseverance

Ademais, Marte possui condições atmosféricas de pouco ar e gravidade diferente da Terra. Como resultado, a rotação das hélices do Ingenuity tem que ser em velocidade maior que a normal. 

Significado e próximos voos 

Em suma, essa conquista demonstra que é possível haver uma futura exploração aérea de Marte e de outros planetas.

“Não sabemos exatamente onde o Ingenuity nos levará, mas os resultados de hoje indicam que o céu – pelo menos em Marte – pode não ser o limite”, afirmou o Steve Jurczyk, administrador interino da NASA.

Ainda, o JPL analisará os dados e resultados obtidos. A fim de planejar e ajustar os outros voos do Ingenuity Mars Helicopter.

Por fim, a NASA tem programado mais 4 voos de teste nos próximos 30 sóis – dias marcianos -, um deles previsto para depois do dia 22 deste mês. 

Vídeo mostrando o momento do voo

Imagem em destaque: NASA/ JPL

Fonte: NASA

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo