Notícias

Rover da NASA encontra possíveis fungos em Marte e surpreende cientistas

O Opportunity e Curiosity, rovers da agência espacial norte-americana, encontraram possíveis fungos em Marte.

Siga-nos no Instagram

De acordo com o novo artigo publicado na Advances in Microbiology, foram encontrados “espécimes marcianos semelhantes a fungos”.

A equipe internacional que publicou o artigo conta com pesquisadores do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica e da Universidade George Mason.

Segundo a equipe, as evidências fotográficas são semelhantes a fungos bolotas-da-terra (Basidiomycota), que são encontrados facilmente em nosso planeta.

No entanto, os nove espécimes esféricos e semiesféricos foram encontrados em Marte, sobre o grão grosseiro areia de Meridiani Planum.

Possíveis fungos em Marte aumentaram de tamanho

Três dias após a descoberta, mais 12 esferas e semiesferas apareceram, sendo que nove primeiros espécimes tiveram um aumentos de tamanho e diâmetro.

“Após a obliteração de espécimes esféricos pelas rodas de rover, novas esferas, algumas com talos, apareceram no topo das cristas das trilhas antigas”

Equipe de pesquisadores do estudo

Os espécimes encontrados têm aproximadamente 3 a 8 mm de tamanho, e também foram fotografados pela câmera HiRISE, da agência espacial.

Outros espécimes encontrados

Com a HiRISE, a equipe também encontrou evidências de outros espécimes amorfos dentro de uma fenda, que foram capazes de mudar de forma e de localização.

Em seguida, esses espécimes amorfos encontrados pela equipe de pesquisadores através da câmera teriam desaparecido.

Os pesquisadores também encontraram outro tipo de espécime no topo dos rovers, que era muito semelhante a fungos negros.

Vida em Marte

A equipe concluiu que se a vida é repetidamente transferida entre planetas, seria surpreendente não haver vida no planeta vermelho.

Para a equipe, as formas de vida marcianas teriam evoluído e se adaptado a diversas características de Marte como por exemplo:

  • baixas temperaturas;
  • disponibilidade intermitente de água;
  • baixas quantidades de oxigênio livre;
  • altos níveis de radiação.

No entanto, a equipe de pesquisadores afirma que semelhanças na morfologia de nosso planeta com Marte não são uma prova de vida.

“Não podemos descartar completamente minerais, clima e forças geológicas desconhecidas que seriam únicas em Marte e desconhecidas e estranhas à Terra”


Fonte: Hypescience

Imagem em destaque: Foto/Reprodução R.G.Joseph et al

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo