Notícias

Entenda como e por que a Toyota está cortando 40% de sua produção e fechando fábricas

A Toyota anunciou que está cortando 40% de sua produção, produzindo no próximo mês de setembro apenas 360 mil veículos.

Siga-nos no Instagram

Além disso, também há o impacto nas fábricas: ao todo, 14 fábricas serão afetadas de forma direta, sendo que a maioria das fábricas atingidas são do Japão.

A montadora já havia interrompido linhas em algumas fábricas japonesas entre final de julho e início de agosto, por conta de um surto de infecções que ocorreu no Vietnã que restringiu o fornecimento de peças.

Outra suspensão também ocorreu em uma linha de montagem em Guangzhou, na China, onde a Toyota opera com o seu parceiro Guangzhou Automobilie Group.

Uma terceira suspensão ocorreu no mês passado, na Tailândia, onde três fábricas foram “fechadas” temporariamente devido a escassez de peças relacionada à pandemia.

Toyota está cortando 40% de sua produção devido a escassez mundial de chips

A escassez mundial de chips por vários meses vem afetando diversas empresas, uma vez que a pandemia trouxe um aumento da demanda, com mais pessoas ficando em casa.

Desse modo, há mais demanda por produtos como TVs, smartphones e também videogames, e ao mesmo tempo houve o ressurgimento de casos do novo coronavírus em diversos países.

Entre os países mais afetados que abrigam fábrica de automóveis e fábricas de chips, estão:

  • Japão;
  • Filipinas;
  • Tailândia;
  • Vietnã;
  • Malásia.

Como resultado, as fábricas sofreram paralisações ou restrições para proteger os funcionários e houve a escassez de chips.

A Toyota foi a última grande montadora a cortar produção, uma vez que contava com um bom estoque de chips com seu plano de emergência.

O plano de emergência da montadora foi pensado após o desastre da usina nuclear de Fukushima (que ocorreu em 2011), onde houve a possibilidade de destruição de propriedade e também queda de energia.

Impactos da notícia

Com o anúncio do corte de 40% de sua produção, houve uma queda de 4,4% das ações da empresa na última quinta-feira (19).

Apesar da queda nas ações, o executivo Kazunari Kamakura informou que a meta anual da empresa continua a ser de 9,3 milhões de veículos.

Kamakura também reiterou o seu plano de vender 8,7 milhões de carros no mesmo período.


Fonte: Olhar Digital e Reuters

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Toyota

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo