Notícias

Complexo paradoxo do Sol que intrigava cientistas foi resolvido depois de 20 anos

O complexo paradoxo do Sol foi resolvido após 20 anos, através de um artigo publicado na revista Physical Review Letters.

Siga-nos no Instagram

O famoso paradoxo iniciou em 1998, quando um artigo da revista científica Nature concluiu “haver um sinal de polarização” na luz emitida pelos átomos de sódio, na atmosfera solar.

A descoberta surpreendeu cientistas, uma vez que isso significava que a cromosfera do Sol estaria praticamente desmagnetizada.

Complexo paradoxo do Sol trouxe grande surpresa na época

A grande surpresa é porque essa descoberta desafia todo conhecimento que havia a respeito do Sol, pois segundo o artigo, há “evidências substanciais de outros tipos de observação para ambos os tipos de campo”.

Além disso, também foi proposto neste mesmo artigo um mecanismo que explicava as observações da luz de sódio.

No entanto, esse mecanismo fazia a suposição que não ocorreria a despolarização na cromosfera solar, excluindo a existência de campos magnéticos turbulentos e de campos horizontais.

Posteriormente, pesquisadores realizaram diversos experimentos e pesquisas teóricas que levantaram novas questões sobre esse complexo paradoxo.

A resposta encontrada por cientistas

Recentemente, um artigo publicado por Ernest Alsina Ballester, Luca Belluzzi e Javier Trujillo Bueno revelou a solução desse paradoxo.

Em 2013, Belluzzi e Bueno descobriram um novo mecanismo, onde a polarização linear pode ser produzida na linha espectral do sódio (D1), em que a polarização ocorre sem envolver desequilíbrios estranhos.

No entanto, o foco do estudo era para um modelo idealizado da atmosfera solar, sem campos magnéticos.

Agora, junto ao cientista Ballester, foi possível reproduzir as observações da polarização da linha D1 na presença de campos magnéticos.

Para provar que isso é possível, os cientistas necessitaram realizar a modelagem teórica mais completa deste sinal de polarização, contabilizando a ação conjunta de mecanismos físicos complexos.

Impactos do resultado

Os sinais de polarização, assim como os observados na linha D1 do sódio, são capazes de oferecer diversos dados fundamentais.

Entre esses dados, está sobre os campos magnéticos presentes na cromosfera solar, que é considerada uma das principais “chaves” para a compreensão da física solar.

Além disso, a solução desse paradoxo também prova a atual teoria quântica da polarização da linha espectral. Com a comprovação, é possível ter novas possibilidades para explorar o magnetismo da atmosfera do Sol.


Fonte: Canaltech

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Freepik/lifeforstock

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo