Notícias

Chineses desenvolvem módulo de pouso que ficará na lua para missões lunares tripuladas

Os chineses estão desenvolvendo um módulo de pouso que ficará na lua, para as futuras missões lunares que serão tripuladas.

Siga-nos no Instagram

A informação foi obtida através de Yang Lei, atualmente comandante-chefe do sistema de veículo de pouso lunar tripulado, na Academia de Tecnologia Espacial da China (CAST).

Recentemente, o vice-chefe da CNSA, Yanhua, se recusou a informar quando poderia ser a possível data do primeiro pouso lunar tripulado.

Módulo de pouso que ficará na lua ainda é incerto

Yang Lei participou de um evento na Escola de Aeronáutica e Astronáutica da Universidade de Xiamen, onde ele e seus colegas relataram sobre os projetos quanto aos pousos lunares tripulados.

Apesar da China já contar com novos modelos de veículos lançadores e uma espaçonave de nova geração, seria preciso ainda o módulo, a fim de completar também o sistema de pouso e ascensão lunar.

Na reunião em que Yang Lei participou, nenhum detalhe foi fornecido, e as imagens divulgadas aparecem borradas de forma intencional.

A Escola de Aeronáutica informou que irá orientar os professores a participarem ativamente das pesquisas científicas.

Essas pesquisas científicas citadas estão relacionadas à estratégia nacional de pouso tripulada na Lua, o que pode envolver o módulo.

Apesar do plano completo de pouso lunar não ser relatado no 14º Plano Quinquenal da China (2021-2025), o país deverá lançar mais um relatório.

Nesse relatório, deverá estar detalhado suas prioridades para os próximos cinco anos, o que pode incluir o módulo de pouso.

China e as missões lunares

No ano passado, Zhou Yanfei, atual vice-projetista geral do programa de voos espaciais humanos da China também havia citado um módulo de pouso.

O projetista afirmou que, além dos lançadores e espaçonaves, é necessário:

  • O módulo de pouso;
  • suporte de vida;
  • experiência em missões;
  • capacidade de suporte terrestre para missões além da baixa órbita da Terra.

A missão Chang’e-5 que também retornou no ano passado, trouxe amostras lunares à Terra. Para os cientistas e pesquisadores, essas amostras podem ser um teste de tecnologias necessárias para trazer os astronautas de volta da Lua.


Fonte: Canaltech

Imagem em destaque: Foto/Reprodução CNSA/Roscosmos

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo