Notícias

Pai desenvolve exoesqueleto para fazer seu filho andar novamente

Um pai desenvolveu um exoesqueleto para fazer seu filho andar novamente, na França, e se uniu Wandercraft em Paris, empresa que realizou o feito.

Siga-nos no Instagram

Jean-Louis Constanza é o pai de Oscar Constanza, de 16 anos, que utiliza uma cadeira de rodas devido a uma condição neurológica genética.

Essa condição faz com que os seus nervos não enviem sinais suficientes para as pernas, sendo incapaz de andar sozinho.

Exoesqueleto para fazer seu filho andar novamente é chamada Atalante

De acordo com o site oficial da empresa, o exoesqueleto, batizado de Atalante, é uma única ferramenta para todos os estágios de reabilitação.

O Atalante foi programado para imitar a caminhada humana ao permitir a mobilização dos membros superiores e do tronco.

Além disso, também há a verticalização em estágio inicial e caminhada no solo, tudo gerado quase sem esforço, a fim de garantir “feedbacks sensoriais coerentes”.

O exoesqueleto criado permite centenas de repetições específicas de tarefas, sendo todas realizadas com o mínimo esforço do paciente e do terapeuta, com objetivo de atingir o limiar terapêutico.

De acordo com a Wandercraft, o Atalante também é responsável por capacitar os médicos a tornar as tarefas de terapia significativas.

O envolvimento terapêutico é aumentado com o uso do equipamento, uma vez que todas tarefas são explicitamente relacionadas aos objetivos pessoais do paciente.

“Ele [o exoesqueleto] capacita os terapeutas a fornecer programas de treinamento orientados para a tarefa, desafiadores, estimulantes, não repetitivos e próximos às atividades da vida diária especulados para promover a neuroplasticidade.”

Wandercraft

Resultados da criação

Oscar afirmou que a criação desenvolvida por seu pai o ajudou a sentir independente, pois anteriormente precisava de alguém que o ajudasse a andar.

A ideia da criação veio do próprio Oscar, que questionou do porque o pai sendo um engenheiro robótico, não criava um robô que fizesse pessoas naquela condição andar.

 “Daqui a dez anos, não haverá cadeiras de rodas, ou muito menos”

Jean-Louis Constanza

Além da Wandercraft, existem diversas outras empresas que também estão fabricando exoesqueletos, tentando tornar a tecnologia o mais leve e também o mais utilizável possível.


Fonte: G1 e Wandercraft

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Christian Hartmann/Reuters

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo