Sustentabilidade

Casa sustentável com geração de energia solar e sistema autônomo de tratamento de água

Rodolfo Tinoco criou um projeto de uma casa sustentável com geração de energia solar, além de um sistema totalmente autônomo de tratamento de água.

Siga-nos no Instagram

A “Casa Jardín” foi elaborada para ser uma casa que fornecesse água, energia e comida, além de possibilitar uma proteção em situações de secas e inundações.

A própria estrutura da casa permite uma redução do impacto ambiental, a fim de trazer um modo de vida mais “sustentável”, além de uma maior privacidade.

O imóvel fica localizado há um quarteirão da praia de Tamarindo, um dos principais destinos turísticos de quem vai à Costa Rica.

Casa sustentável com geração de energia solar traz diversos benefícios

Para trazer uma maior privacidade ao morador, o jardim vertical envolve a casa, além de também ajudar a controlar a temperatura interna.

Neste mesmo jardim também são cultivados vegetais, que tornam a casa também autossustentável, conforme o planejado por Tinoco.

Um outro atrativo da casa é que ela está apoiada em palafitas em forma de V, a fim de diminuir o impacto no solo e também ter uma estrutura elevada.

A casa foi elevada considerando que o nível do mar está subindo, e segundo o arquiteto, que as propriedades “terão que lidar com isso no futuro”.

Com a elevação, também foi criado um espaço externo coberto, que pode ser utilizado tanto como área de lazer como de descanso.

Sobre a Casa Jardín

A Casa Jardín fica nesta elevação e conta com bastante espaço, que é dividido em:

  • Dormitórios;
  • Sala de estar;
  • Banheiro;
  • Varanda.

Um destaque está para a varanda, que conta com mais jardins verticais, e consequentemente, mais área para o plantio de alguns alimentos.

Toda parte interna da casa conta com uma paleta de cores neutros, a fim de combinar com o ambiente externo, sendo utilizado um teto de madeira teca, porcelanato em cinza claro e também paredes caiadas de branco.

As paredes caiadas em branco foram utilizadas para favorecer a iluminação natural da Casa Jardín, que entra por grandes janelas, colocadas em locais estratégicos.

Painéis solares e água da chuva

A cobertura da casa conta com painéis solares o suficiente para que uma família possa viver de forma confortável sem precisar estar ligada à rede elétrica.

Enquanto isso, a água da chuva do telhado e a água produzida pelo sistema de ar condicionado foram pensadas para serem usadas e reutilizadas de forma eficiente.

Ambas são utilizadas para irrigação, enquanto as águas residuais são tratadas e retornam para a corrente natural da Casa Jardín.

casa sustentável

Fonte: Ciclo Vivo

Imagem em destaque: LSD Architects

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo