Notícias

Testes comprovam maior durabilidade das baterias estacionárias Freedom

A marca, produzida pela Clarios, é indicada para todos os tipos de uso, desde em hospitais a grandes sistemas de telecomunicações e energias renováveis

Siga-nos no Instagram

A durabilidade é algo muito importante para as baterias estacionárias, já que elas suprem o fornecimento de energia em momentos de queda e para usos intensivos. Pensando nisso, a Clarios, líder global em soluções de armazenamento de energia e maior fabricante de baterias do Brasil, promoveu testes para analisar essa característica dos seus produtos. Os exames realizados em laboratório comprovaram que a linha Freedom oferece uma durabilidade até quatro vezes maior do que as outras marcas comercializadas no Brasil.

As baterias estacionárias são bastante usadas por hospitais e grandes empresas, como as de tecnologia, telecomunicações e serviços essenciais, como de iluminação pública, pois ajudam a manter a energia em casos de interrupção e para usos intensivos. Como suprem a demanda nos momentos de falta de energia, precisam ter uma boa durabilidade para atender as necessidades de cada consumidor.

Com a pandemia, garantir a continuidade tornou-se ainda mais fundamental, já que as pessoas estão ainda mais conectadas, além da grande importância dos hospitais, que precisam de energia elétrica para manter funcionando os respiradores usados em pacientes com covid-19.

Testes comprovam maior durabilidade

Durante os testes realizados pela Clarios, as baterias Freedom 45Ah foram submetidas a ciclos de descarga e carga e comparadas a baterias estacionárias ventiladas de 45Ah, para esgotamento total de sua vida útil, de acordo com as exigências da norma IEC60896-11. Os exames realizados em laboratório comprovaram a maior durabilidade da Freedom, marca duas vezes premiada como a melhor do mercado pela revista RTI (principal publicação técnica do ramo de redes e telecomunicações).

De acordo com o engenheiro de Produto da Clarios, Bruno Penha, a marca Freedom se destaca pela questão da tecnologia empregada, com as grades Power Frame, que são patenteadas pela Clarios e garantem uma maior durabilidade. “O processo de fabricação dessa grade ainda utiliza 20% menos energia e libera 20% menos gases poluentes, em comparação aos demais métodos de fabricação”, destaca.

Além disso, a pureza das matérias-primas utilizadas na fabricação influencia, também, na qualidade dos produtos Freedom. “Seguimos um critério rígido de pureza dos materiais que compõem a bateria, para termos certeza de que estamos levando ao mercado um produto de alta qualidade”, afirma.

Esse tipo de bateria consegue suportar ciclos de descarga profundos, já que foi projetada para oferecer uma quantidade constante de corrente por períodos longos. Elas se diferem das baterias de carros, motos e veículos pesados, pois conseguem suportar bastante descarga sem prejuízos a sua vida útil. “Por isso elas são encontradas em sistemas de iluminação de emergência e em grandes sistemas de telecomunicações e de energias renováveis, como a eólica e solar”, afirma Bruno Penha, engenheiro de Produto da Clarios.

Mantendo a vida útil

As baterias estacionárias da marca Freedom possuem dois anos de garantia. Mas para manter a sua vida útil, é preciso tomar alguns cuidados durante a sua utilização.

Segundo Bruno Penha, quando for montado um banco de baterias é preciso que todas estejam equalizadas, com o mesmo valor de tensão. É necessário, também, tomar cuidado com a temperatura de onde será montado esse banco. “Recomenda-se que o usuário final consulte o manual do produto para identificar a faixa de temperatura de aplicação e qual o impacto na vida útil do produto”, ressalta.

Ainda sobre o banco de baterias estacionárias, Penha indica que todos os produtos precisam ser da mesma marca, modelo, capacidade e tensão. “Quando misturamos baterias de tamanhos ou capacidades diferentes, a bateria com tamanho ou capacidade menor causará um desequilíbrio no banco. Isso é crítico em uma configuração em série, porque uma bateria menor pode não falhar imediatamente, mas ficará exausta mais rápido do que as outras quando submetida a ciclos (carga e descarga)”, explica.

Para identificar o melhor momento de substituir o banco de baterias, o engenheiro de Produto da Clarios informa que existem no mercado equipamentos que conseguem medir a “saúde” dos armazenadores de energia. “Para as baterias Freedom, recomenda-se a troca do banco após a capacidade atingir 80% do seu valor nominal. Nós da Clarios não recomendamos a utilização de baterias com diferentes estados de saúde no mesmo banco de baterias. Isso pode causar um desequilíbrio de carga”, declara.

Para mais informações, acesse: www.freedomestacionaria.com.br.   

Sobre a Clarios

Antes Johnson Controls Power Solutions, a Clarios é líder global em soluções de armazenamento de energia, maior fabricante de baterias do Brasil e produtora da marca Heliar, líder entre as montadoras. Em parceria com nossos clientes, buscamos atender a uma demanda cada vez maior por aplicações mais inteligentes, em escala global. Nossos 16 mil funcionários desenvolvem, fabricam e distribuem um portfólio de baterias em constante evolução para praticamente todos os tipos de veículos. Utilizamos tecnologias que oferecem desempenho único e de última geração e trazem ao dia a dia confiança, segurança e conforto. Agregamos valor a cada elo na cadeia de suprimentos, contribuindo para o progresso das comunidades que atendemos e do planeta que compartilhamos. Saiba mais sobre a Clarios em www.clarios.com. A Clarios é uma subsidiária da Brookfield Business Partners, uma empresa de serviços comerciais e industriais, focada na propriedade e operação de negócios de alta qualidade. A Brookfield Partners está nas Bolsas de Valores de Nova Iorque e Toronto (NYSE: BBU) (TSX: BBU.UN). Para mais informações, acesse https://bbu.brookfield.com.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Clarios (PG1 Com.)

Engenharia Hoje

Há mais de 9 anos no mercado, o Engenharia Hoje é um dos maiores portais de engenharia do país, sempre levando conteúdos sobre Tecnologia, Inovação e muito mais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo