Notícias

SpaceX envia 88 satélites para o espaço em apenas um único lançamento

A SpaceX enviou 88 satélites para o espaço em apenas um único lançamento na última quarta-feira (30), na missão Transporter-2.

Siga-nos no Instagram

De todos satélites enviados, 85 eram de outros clientes comerciais e também governamentais, já os três restantes eram satélites Starlink.

O lançamento foi realizado com um foguete Falcon 9 veterano, que decolou da base de Cabo Canaveral, na Flórida.

Após deixar a base de Cabo Canaveral, o primeiro estágio do foguete retornou para pousar na base LZ-1, que fica a alguns quilômetros do local do lançamento.

Envio dos 88 satélites para o espaço deveria ser realizado antes

A data prevista de lançamento era no dia 25 de junho, porém foi necessário realizar algumas checagens e um avião acabou entrando na zona de segurança do lançamento.

“Táxi espacial” levando 85 passageiros

Após quebrar a barreira do som e causar uma explosão sônica, o foguete levou os satélites para o espaço rumo a uma órbita polar, com objetivo de passar pelos polos da Terra.

Esse foi a segunda missão do programa de lançamentos compartilhados da empresa, que busca dividir o lançamento entre várias cargas úteis para reduzir custos e permitir que satélites menores sejam lançados “de carona”.

Entre os satélites lançados, estavam dois da General Atomics, um grupo dos pequenos satélites Space Bees e a a constelação Lemur, da empresa Nanoracks.

A SpaceX já confirmou a liberação das cargas úteis dos clientes e também dos Starlink:

Trajetória de lançamento diferente

Desta vez, após deixar a base, o foguete seguiu pelo litoral leste da Flórida, , ao contrário de ir pelo litoral oeste, a fim de evitar áreas populosas.

A SpaceX foi autorizada a seguir o caminho da órbita polar devido ao foguete Falcon 9, que conta com um sistema de autodestruição.

Nesse sistema de autodestruição, o próprio foguete irá se destruir caso algo dê errado durante o voo até o local desejado.


Fonte: Canaltech

Imagem em destaque: SpaceX

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo