Notícias

Rússia estuda ir a Júpiter com nave movida a energia nuclear

A agência espacial da Rússia (Roscosmos) estuda ir a Júpiter com uma nave movida a energia nuclear.

Siga-nos no Instagram

O anúncio foi realizado pela Roscosmos no último sábado (22), durante o fórum New Knowledge, realizado em Moscou.

A viagem interplanetária teria escalas na Lua e também em Vênus, a fim de utilizar a gravidade do planeta para mudar sua direção. Como resultado, a espaçonave deverá ir até Júpiter, seu destino final.

Rússia estuda ir a Júpiter com módulo de energia “Zeus”

Zeus é um módulo de energia que será projetado para gerar energia, essa energia deverá impulsionar cargas pesadas no espaço profundo.

De acordo com informações da agência estatal de notícias russa, Sputnik, Zeus deverá ser uma espécie de usina nuclear móvel, usando um reator de 500 quilowatts para ir de um planeta a outro.

O reator pesará aproximadamente 22 toneladas, e a expectativa é que ele seja lançado do espaçoporto de Vostochny, a bordo do foguete Angara-A5V.

Por que utilizar a energia nuclear para viagens espaciais?

Diversos países estudam tecnologias baseadas em energias nucleares, a fim de encurtar as viagens espaciais, que atualmente utilizam energia solar ou a força da gravidade para acelerar.

Ir e voltar de Marte tomam três anos com a tecnologia atual, mas de acordo com a NASA, com a energia nuclear, esse tempo se reduziria para apenas um ano.

Assim, com o módulo de energia Zeus, a missão de ir até Júpiter seria realizada 50 semanas (aproximadamente quatro anos e dois meses).

Alexander Bloshenko, diretor executivo de programas de longo prazo e ciência da Roscosmos, anunciou que tanto a agência quanto a Academia Russa de Ciências já estão trabalhando para calcular a trajetória do voo.

Além disso, ambas já estão calculando a quantidade de peso que a nave poderá carregar em sua ida a Júpiter.


Fonte: Olhar Digital e Sputnik

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Roscosmos

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo