Notícias

Google divulgou novo cabo de fibra ótica que tem escala no Brasil

O Google divulgou um novo cabo de fibra ótica chamado Firmina, que tem escala no Brasil, na última quarta-feira (09), em uma publicação realizada no blog oficial do Google.

Siga-nos no Instagram

O próprio vice-presidente de Global Networking do Google Cloud, Bikash Koley, assinou a publicação.

O Google não revelou quando o cabo terminará de ser construído, porém afirmou suas escalas em Praia Grande, no Brasil, e Punta del Este, no Uruguai. 

Cabo mais longo do mundo funciona com uma única fonte de energia

O cabo, construído entre a costa leste dos Estados Unidos e Las Toninas, na Argentina, deverá ser o mais longo do mundo capaz de funcionar com somente uma única fonte de energia.

Caso outras fontes fiquem indisponíveis, somente uma de suas pontas deverá fornecer a energia o suficiente e garantir confiabilidade.

Segundo a empresa, o novo cabo de fibra ótica que tem escala em nosso país deverá transportar dados de forma veloz e segura, entre as Américas do Sul e do Norte.

Como resultado, os usuários devem ter um acesso mais rápido e de baixa latência as plataformas digitais da marca, como por exemplo:

  • Gmail;
  • Youtube;
  • Google Cloud;
  • Entre diversos outros.

Google homenageou novo cabo de fibra ótica com o nome de uma brasileira

O Google divulgou novo cabo de fibra com nome de “Firmina”, em homenagem a Maria Firmina dos Reis (1825 – 1917), abolicionista e escritora brasileira.

“Negra e intelectual, Firmina é considerada a primeira romancista do Brasil e é motivo de muito orgulho para nós aproveitar o novo cabo submarino como forma de chamar atenção para o trabalho e o espírito pioneiros dessa mulher”

Publicação do Google

De acordo com o Google, essa ação busca homenagear uma pessoa que foi essencial para o avanço da compreensão entre seres humanos e a justiça social.


Fonte: Tecmundo e Blog do Google

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Freepik

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo