Notícias

Foguete da Astra falha em lançamento e voa de lado, confira o vídeo:

O foguete da Astra falhou em seu primeiro lançamento, voando de lado, não foi capaz de alcançar a órbita neste último sábado (28).

Siga-nos no Instagram

Conhecido como “Veículo de Lançamento 0006” (LV0006), o foguete partiu do complexo do porto espacial do Pacífico em Kodiak, no Alasca.

Apesar de ser o primeiro lançamento do LV0006, essa já é a terceira tentativa da empresa em menos de um ano fracassada.

Foguete da Astra levava carga útil

O veículo foi o primeiro de dois lançamentos realizados de um contrato firmado com a Força Espacial dos Estados Unidos, onde havia uma carga útil.

A carga era para o “Programa de Testes do Departamento de Defesa Espacial dos Estados Unidos”, que serviria para a coleta de medidas do ambiente de lançamento do foguete.

O co-fundador e diretor executivo da Astra, Chris Kemp, publicou em seu Twitter um vídeo com o momento em que o foguete se moveu de lado:

De acordo com Kemp, foi possível coletar diversos dados de voo, que devem ser revisados e aplicados ao novo foguete LV0007, que está em produção antes de ser levado a Kodiak novamente.

O primeiro motor falhou um segundo após a ignição

Segundo os dados divulgados com base nas análises preliminares, um dos cinco motores do primeiro estágio falhou um segundo após a ignição.

A partir daí, o Astra começou a deslizar de lado durante alguns metros do solo antes de realmente alçar voo.

A equipe de segurança resolveu paralisar os motores aos 2 minutos e 28 segundos do voo, após a câmera do veículo demonstrar que parte do propulsor estava se soltando, além do fato do LV0006 estar fora da trajetória para qual foi licenciado.

Antes do comando da equipe, o foguete da Astra chegou a alcançar uma altitude máxima de quase 50 mil metros.

Essa altitude já era metade do caminho até a linha da Kárman, que é considerada o limite entre a atmosfera e o espaço exterior.

O foguete caiu no oceano, longe da ilha em que foi lançado, sem oferecer quaisquer riscos à população que reside no local. 


Fonte: Olhar Digital e Canaltech

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Kemp/Twitter

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo