Notícias

Cápsula que vai levar astronautas para Lua foi derrubada em uma piscina

A cápsula que vai levar astronautas para a Lua foi derrubada em uma piscina, após ser solta de uma altura de dois metros.

Siga-nos no Instagram

Ela foi suspensa por um guindaste uma psicina de testes do Centro de Pesquisas Langley, chamada “Hydro Impact Basin”.

A queda da cápsula tem como objetivo testar a reação do objeto durante um pouso na água, visto que isso irá acontecer durante o retorno dos astronauta à Terra.

Para entender a reação da cápsula, mais de 500 sensores foram instalados, com objetivo de medir as forças que agem no artigo de teste durante o impacto.

Essas forças podem informar melhor os analistas sobre os riscos à estrutura da cápsula ou de quaisquer componentes dela, além do próprio movimento da cápsula pela água, que poderá revelar o que os astronautas dentro dela irão experimentar.

Jacob Putnam, analista de dados em Langley, afirmou que os resultados não poderiam ser melhores, visto que foi uma soltura perfeita e a cápsula, batizada de Orion, se comportou como era esperado.

Além disso, segundo Putnam, com o teste que foi realizado também há a certificação de que futuras cápsulas e seus astronautas a bordo estarão seguros em pousos futuros.

A cápsula ser derrubada na piscina é apenas mais um dos testes que se iniciarem no fim do mês de março, com objetivo de finalizar modelos de computador de cargas e estruturas antes do teste de voo da Artemis II.

Cápsula que vai levar astronautas para Lua deverá passar por mais dois testes

A cápsula que vai levar astronautas para a Lua ainda tem mais dois testes que deverão ser realizados em breve, sendo eles:

  • uma queda a partir de uma altitude maior;
  • um teste de “pêndulo”.

No teste do pêndulo, a cápsula Orion será lançada a partir de um ângulo, fazendo então um movimento de pêndulo antes de colidir com a água “de lado”.

A Orion será utilizada logo na primeira missão do programa Artemis, que não será tripulada e deverá ocorrer no final deste ano.

A cápsula será lançada por um foguete SLS em uma viagem ao redor da Lua, para então voltar ao nosso planeta.

Artemis II

Artemis II é a primeira missão com tripulação a bordo da Orion, e por isso a cápsula foi construída pela Lockheed Martin.

A cápsula será utilizada pela própria National Aeronautics and Space Administration (NASA) e está sendo preparada na Flórida desde o início de 2020.


Imagem em destaque: Foto/Reprodução: NASA.

Fonte: Olhar Digital

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo