Cão-robô do Facebook aprende a andar sozinho em diferentes terrenos com sua IA
O cão-robô do Facebook já aprendeu a andar sozinho em diferentes terrenos com sua Inteligência Artificial (IA).
Especialistas do Facebook, da escola de Ciência da Computação da Universidade Carnegie Mellon e da Universidade da Califórnia se uniram e ensinaram o equipamento a se ajustar à diversas condições.
O robô foi testado em diversas superfícies e terrenos, como:
- areia;
- pedras;
- escadas;
- entre outros.
O equipamento, que pertence a Unitree, deverá ajudar em operações de busca e resgate e em atividades domésticas, além de outras situações.
Testes com o cão-robô do Facebook
O cão-robô aprende segundo tentativa e erro, além de ter base em informações do ambiente e por isso foi capaz de recuperar o equilíbrio em superfícies com óleo e com diferentes obstáculos.
O equipamento foi exposto a diferentes superfícies e outras condições em um ambiente virtual, a fim de treinar sua inteligência artificial.
Logo após todos os testes serem realizados, ele foi testado na prática, onde o cão-robô caminhou sem cair em:
- areia;
- lama;
- grama alta;
- pilha de lixo.
Apesar de não contar com uma visão computacional, o equipamento reage conforme seu corpo se comporta em diferentes superfícies e ainda está sendo aprimorado.
Quando colocado para descer uma escada em uma trilha, a taxa de sucesso do robô foi de 70%. Em outros testes, quando andou em uma pilha de cimento e sobre um acumulado de rochas, o equipamento manteve seu equilíbrio 80% do tempo.
RMA (Rapid Motor Adaptation)
O sucesso nos testes ocorreu devido a Rapid Motor Adaptation (RMA), o sistema que teve melhor desempenho no cão-robô, em comparação a outros sistemas.
De acordo com os especialistas, se trata do “primeiro sistema totalmente baseado em aprendizagem para fazer um robô com pernas se adaptar ao ambiente a partir da exploração e da interação com o mundo”.
Fonte: Canaltech
Imagem em destaque: Foto/Reprodução Unitree