Empresa desenvolve kit doméstico para gerar energia a partir de pedaladas e painéis solares
A WZMH Architects, em parceria com a Ryerson University, desenvolveu um kit doméstico para gerar energia a partir de pedaladass e painéis solares.
Batizado de “mySUN”, o escritório canadense de arquitetos criou o kit com objetivo de reduzir a pegada de carbono, além de ressaltar a importância de fontes renováveis e acessíveis.
Em seguida, confira mais sobre a invenção dos arquitetos:
Kit doméstico para gerar energia conta com pequenos painéis solares
Os pequenos painéis solares contam com uma energia capaz de alimentar quase tudo, desde a iluminação LED, dispositivos móveis como smartphones e tablets.
Além disso, os pequenos painéis também alimentam unidades de ar condicionado, e são aliados à principal função do kit: energia biomecânica das pedaladas.
Para gerar energia, basta conectar o equipamento vendido à bicicleta, pedalar e então toda a energia será convertida em eletricidade.
O gerador de energia do mySUN funciona com um sistema plug-and-play, que se adapta com a bicicleta Sunrider, já desenvolvida também pelo WZHM Architects.
De acordo com os fabricantes, uma pessoa é capaz de gerar, em média, de 100 a 150 watts de potência ao andar de bicicleta ergométrica.
Ao utilizar o mySUN para gerar essa energia, é capaz de alimentar as luzes em um espaço de 30 metros quadrados por um dia inteiro, somente com as pedaladas.
Além disso, pessoas que gostam de pedalar e geram ainda mais energia que isso não se preocupam com desperdício, uma vez que toda energia poderá ser armazenada nas baterias que acompanham o kit.
Integração da tecnologia
Segundo o diretor da WZMH, Zenon Radewych, a tecnologia poderá ser integrada em uma comunidade, como em um edifício.
Nesse caso, todos os kits estarão em uma corrente contínua, e toda energia dessa rede seria gerada com painéis solares ou com as bicicletas.
Posteriormente, essa energia gerada pelos moradores também seria armazenada nas baterias que acompanham o kit.
Fonte: Ciclo Vivo
Imagem em destaque: Foto/Reprodução WZMH Architects