Hospital instalou grandes painéis solares para ter energia de emergência
O Harborview Medical Center agora conta com grandes painéis solares, para que em casos de emergência, não haja falta de energia.
Situado em Seattle, o hospital conta com um painel solar de quase 100 quilowatts no telhado do West Hospital, o maior sistema desse tipo em um hospital no estado.
O hospital realizou o projeto a fim de cumprir as metas de redução de carbono e criar energia redundante para o hospital em casos de emergência, além de dar visibilidade da energia solar na área da saúde.
De acordo com a administradora assistente de instalações e engenharia do centro médico, Pam Jorgensen, o hospital está comprometido com a sustentabilidade em suas operações.
O hospital Harborview já foi nomeado um dos 50 hospitais mais ecológicos da América em 2016, além de ter ganho o prêmio Top 25 de Excelência Ambiental de um dos principais administradores ambientais de saúde, o Practice Greenhealth.
O projeto de economia de energia foi realizado pelo hospital em parceria com o McKinstry, além de ter auxílio no financiamento com o programa Green Up e ajuda do Departamento de Comércio do Estado de Washington.
Financiamento dos grandes painéis solares
O programa Green Up fornece financiamento para programas e projetos de energia renovável, tendo concedido ao hospital US $50.000 (cerca de R$ 162.000,00 na época).
Já o programa de financiamento de Concessões Solares e Eficiência Energética do Departamento de Comércio, que auxilia no pagamento por atualizações de eficiência energética e instalações solares, concedeu US $ 47.000 (aproximadamente R$ 152.000,00 na época).
Além das instalações dos grandes painéis solares, o telhado do hospital também foi substituído, e um isolamento foi adicionado para reduzir as necessidades de aquecimento e de refrigeração do prédio.
Harborview e McKinstry
O Harborview e o McKinstry trabalham juntos há mais de doze anos para reduzir custos de energia e aumentar a confiabilidade na infraestrutura do hospital.
O McKinstry antes de auxiliar nesse projeto solar, já havia atualizado a iluminação e sistemas de aquecimento e refrigeração, além de ter substituído diversos ventiladores, o que economizou para o hospital mais de US $ 500.000 por ano, além da significativa redução de carbono.
Imagem em destaque: Foto/ Reprodução Harborview Medical Center
Fonte: Health Facilities