Notícias

Sonda da NASA conseguiu captar fotos da superfície de Vênus que ela não deveria ser capaz de ver

Recentemente, a NASA divulgou uma foto incrível do planeta Vênus, tirada por uma sonda em condições normais. A foto não poderia ser tirada em condições normais, o que a torna ainda mais especial.

Siga-nos no Instagram

A sonda da NASA

A Parker Solar Probe, nome da sonda resposável pela foto, estava no espaço com a finalidade de monitorar o Sol. Sendo assim, o principal objetivo do euqipamento era coletar informações sobre os ventos solares. Hoje, ela está em funcionamento há três anos, desde 2018.

Nesse contexto, não era provável que o aparelho pudesse obter uma foto de Vênus com essa qualidade. O registro só foi divulgado agora, mas a foto é de junho de 2020. Agora, ela revela não somente informações sobre seu funcionamento, mas fornece mais conteúdo sobre o planeta.

A função de Vênus na dinâmica da sonda

Primeiramente, não existe uma falta de contexto para a localização da sonda próxima a Vênus. O equipamento utiliza da gravidade do corpo celeste para ganhar uma maior propulsão. Assim, a sonda dobra sua óbita e fica mais próxima de Vênus.

Segundo os especialistas, durante os sete anos de missão da Parker Solar Probe, ela passou cerca de sete vezes por Vênus.

A incrível foto de Vênus

Primeiramente, a beleza da foto supreende logo de cara. Depois que se conhece os pormenores relacionados à ela, a impressão é de que se torna ainda mais incrível.

A sonda tirou o retrato de Vênus do lado contrário ao sol, ou seja: à noite venusiana. Nela, se observa um fenômeno chamado Nightglow, que ocorre quando as moléculas de oxigênio dispostas no alto da atmosfera se misturam com as moléculas do lado escuro.

Esse fenômeno cria um belíssimo efeito, como se fosse uma borda brilhante ao redor do planeta. Ainda assim, foi possível capturar um registro da Afrodite Terra, uma das regiões venusianas de maior concetração montanhosa. O que deixou os cientistas ainda mais admirados.

Agora os cientistas da NASA esperam conseguir mais informações sobre a superfície de Vênus através das imagens. Sem dúvidas, uma foto digna de emoldurar e guardar, para marcar não somente uma bela imagem, mas também um marco histórico da tecnologia.

Então, gostou do conteúdo? Acesse a página do Engenharia Hoje e fique por dentro das novidades da ciência e tecnologia.


Imagem destacada: Foto/Reprodução: NASA.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo