Notícias

Confira o primeiro teste da NASA com o cão-robô que irá explorar as cavernas de Marte

A National Aeronautic and Space Administration (NASA) realizou seu primeiro teste com o cão-robô que será responsável por explorar as cavernas de Marte.

Siga-nos no Instagram

O cão-robô, chamado Spot, é uma criação da empresa Boston Dynamics, e foi apresentado ano passado por pesquisadores da agência espacial norte-americana.

O robô será utilizado no projeto BRAILLE (Biologic and Resource Analog Investigations in Low Light Environments).

O projeto busca explorar cavernas na superfície terrestre, porém que são muito semelhantes às de Marte.

Além disso, o BRAILLE deve não só investigar toda diversidade geológica e biológica em tubos de lava, como também quantificar essas informações.

Com base nesses dados, os pesquisadores devem desenvolver estratégias de exploração no planeta vermelho.

explorar as cavernas de marte

Sobre o cão-robô que irá explorar as cavernas de Marte

O Spot é um robô totalmente autônomo, e não só é capaz de lidar com diferentes terrenos devido as suas quatro patas, como também pode lidar com acidentes geológicos variados.

Capaz de acessar locais de difícil acesso ao explorar, a inteligência artificial chamada Nebula é a responsável por ajudar Spot.

A inteligência artificial processa informações e também toma decisões durante a exploração que está ocorrendo no Lava Beds National Monument.

O Lava Beds Monument é uma das maiores coleções de tubos de lava similares ao do planeta vermelho, na América do Norte.

Desse modo, enquanto o cão-robô explora sem “conhecer” aonde está indo, os pesquisadores do lado de fora executam as ações que seriam adotados durante uma missão real.

No entanto, a Nebula também pode processar essas informações e tomar decisões sem precisar dos pesquisadores, cuidando do corpo do robô, que enfrenta diversas situações, como:

  • Temperatura;
  • Radiação solar;
  • Restrições de potência;
  • Restrições de energia;
  • Entre outros.

Por que explorar esses locais?

As cavernas normalmente são consideradas regiões capazes de abrigar sinais de vida, devido ao subsolo que protege os vestígios de vida da radiação solar.

O maior objetivo dos cientistas com as cavernas é para contar com possíveis abrigos naturais para os futuros astronautas que irão explorar o local, não só em Marte.

Em seguida, confira o vídeo do Spot em seu primeiro teste nos tubos de lava na Terra, que faz parte do estudo para a futura exploração em Marte:

Após o robô explorar as cavernas, os cientistas tem em mãos dados sobre alvos científicos e também contam com mapas 3D do local explorado.


Fonte: Canaltech

Imagem em destaque: Foto/Reprodução NASA/JPL-Caltech

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo