Notícias

Matéria encontrada em asteroide pode conter elementos que levaram à formação da Terra

Uma matéria encontrada em asteroide por astrônomos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) pode conter elementos que levaram à formação da Terra.

Siga-nos no Instagram

Dois elementos contendo “matéria orgânica complexa” foram encontrados no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter.

Um artigo sobre as observações feitas pelos pesquisadores foi publicado no The Astrophysical Journal Letters.

Matéria encontrada em asteroide conta com grande volume orgânico

Os dois elementos eram duas rochas, batizadas de “203 Pompeja” e “269 Justitia”, respectivamente com 112 e 56 quilômetros de tamanho.

Os asteroides chamaram a atenção devido ao tom vermelho intenso nos instrumentos que são utilizados pelos pesquisadores.

Essa cor vermelha intensa nos instrumentos indica não só a presença de matéria orgânica em um objeto celeste, como também a quantidade.

Isto é, no instrumento que foi utilizado pelos astrônomos, quanto mais matéria, mais vermelho o tom que aparece.

Já os objetos celestes sem matéria aparecem como azulados, quando detectados no instrumento dos pesquisadores.

De acordo com Michaël Marsset, co-autor do artigo, para ter a quantidade de volume orgânico encontrado, seria necessário muito gelo na superfície.

Segundo o pesquisador, eles devem ter se formado em um ambiente muito frio e, posteriormente, a responsável por criar a matéria orgânica que foi encontrada, teria sido a radiação solar.

Como resultado, as rochas teriam sido criadas no início do nosso sistema solar, e a matéria foi preservada daquela época até agora.

Teoria dos pesquisadores

Uma teoria do porquê os dois asteroides estarem lá seriam que, na verdade, eles são provas de que a migração planetária ocorreu eras atrás.

Uma teoria do MIT é sobre Júpiter, que teria orbitado “por dentro” de sua rota, ou seja, o planeta estaria mais próximo do Sol.

Enquanto isso, Saturno e Urano teriam orbitado “por fora”, o que resultaria em destroços planetários lançados por todo o espaço no nosso sistema solar.

Desse modo, isso explicaria o motivo pelos quais algumas rochas estão localizadas no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter.


Fonte: Olhar Digital

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Kostya

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo