Inovação

Estudante Filipino criou painel solar com restos de alimentos

O estudante filipino Carvey Ehren Maigue fez um painel solar com restos de alimentos, chamado de AuREUS (Aurora Renewable Energy UV Sequestration).

Siga-nos no Instagram

Grande parte dos painéis solares são compostos por células fotovoltaicas feitas a partir de materiais semicondutores, como no caso do silício.

No entanto, o estudante de engenharia produziu com resíduos orgânicos, o que nunca havia sido tentado antes.

O material desenvolvido por Maigue pode ser anexado a uma estrutura ou superfície pré-existente, e os protótipos mais atuais criados do AuREUS são propícios para estruturas de edifícios externas ou para janelas.

Esse material criado é capaz de coletar a luz ultravioleta e a converter em uma luz visível para gerar eletricidade, funcionando mesmo em dias que estejam nublados.

Resultados da produção de energia

O sistema AuREUS foi capaz de produzir energia durante aproximadamente 50% do tempo, segundo os testes preliminares que foram realizados.

Em painéis convencionais, a produção de energia se dá em 15% a 22% do tempo, devido ao funcionamento somente em condições claras e de frente para os raios solares.

Enquanto isso, o painel produzido com restos de alimentos absorve as energias dos raio UV invisíveis que passam pelas nuvens.

Além disso, há a potencialização do resultado ao capturar os raios que são refletidos em pavimentos e fachadas de edifícios vizinhos, por exemplo.

Painel solar com restos de alimentos ganhou prêmio internacional

O prêmio internacional James Dyson, que contempla invenções tecnológicas foi para o estudante filipino, na categoria de sustentabilidade.

De acordo com o estudante, ele deseja não só criar uma forma melhor de energia renovável que utilize recursos naturais, como também um criar um futuro que seja sustentável e regenerativo.

James Dyson, fundador e engenheiro-chefe da empresa, que realiza a premiação internacional, também comentou sobre o protótipo do estudante:

“Como agricultor, vejo um grande potencial na tecnologia de Carvey para gerar energia limpa e renovável. A tecnologia do sistema AuREUS conserva espaço usando estruturas pré-existentes, utiliza recursos atuais e fluxos de resíduos e apoia as comunidades agrícolas locais”

James Dyson

Além disso, Dyson também afirmou que a ideia de utilizar resíduos da colheita reciclada irá desenvolver um sistema de ciclo fechado.

Como resultado, o engenheiro-chefe também acrescentou em seu discuro que a utilização desses resíduos é inteligente e mostra uma estreita ligação entre a agricultura e a tecnologia.


Imagem em destaque: Foto/ Reprodução James Dyson

Fonte: Canal Solar e Gazeta do Povo


Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo