Empresa divulga jato hipersônico que irá dos EUA a Europa em 1 hora
A Hermeus, uma empresa norte-americana, divulgou que seu novo jato hipersônico fará percurso dos Estados Unidos até a Europa em apenas uma hora.
A divulgação do desenvolvimento do Quarterhorse e sua divulgação de percurso teve como ponto de partida Nova Iorque, com seu destino final Londres.
A inovação deverá ser lançada em 2023, com uma aeronave de pequeno porte e, posteriormente, um avião comercial para passageiros em 2030.
Lembrando que último avião comercial acima da velocidade do som era o antigo anglo-francês Concorde, que está aposentado desde 2003.
Saiba mais sobre o jato hipersônico divulgado pela Hermeus
O projeto já está em andamento há nove meses, e já conta com os motores testados com sucesso até o momento.
A Hermeus já recebeu também um aporte de US$ 60 milhões da Força Aérea dos Estados Unidos para o desenvolvimento do novo jato hipersônico.
Esse apoio se dá devido ao próprio projeto, uma vez que o seu material e a arte divulgada do protótipo contam com um apelo militar.
Atualmente, o protótipo do Quarterhorse conta com apenas um motor da General Electric de ciclo combinado, que será o grande responsável pelo desempenho do jato.
O sistema de propulsão utiliza um motor a jato padrão para lançamento e também pouso, enquanto também alimenta uma segunda turbina (conhecida como ramjet/scramjet.
Confira o protótipo divulgado pela empresa:
Qual velocidade o Quarterhorse deverá atingir?
Segundo os estudos da empresa norte-americana, a velocidade do seu novo jato hipersônico deverá ser de Mach 5,5, (o que equivale a 6789,8 km/).
Além disso, também deverá contar com 7.400 km de autonomia, fase em que ainda não há o desenvolvimento do protótipo.
É esperado que a Hermeus atualize sobre mais novas informações do projeto, a fim de confirmar que o Quarterhorse seja rentável.
Fonte: Canaltech
Imagem em destaque: Foto/Reprodução Hermeus