Inovação

Elon Musk apresenta o Tesla Bot: o primeiro robô humanoide da Tesla para trabalhos braçais

Elon Musk apresentou na última quinta-feira (19) o Tesla Bot, o primeiro robô humanoide da montadora para “trabalhos braçais”.

Siga-nos no Instagram

O projeto foi apresentado durante um evento sobre Inteligência Artificial (IA), onde o robô foi descrito como uma espécie de assistente pessoal, para ser usado em locais como:

  • Fábricas;
  • Escritórios;
  • Residências.

Segundo o executivo, ele deverá ser o responsável por fazer tarefas consideradas “chatas, repetitivas ou perigosas” e sem precisar de monitoramento.

Conheça mais sobre o Tesla Bot

Em sua apresentação, robô humanoide da Tesla foi apresentado com suas especificações técnicas e renderizado, apesar de não corresponder ao visual final.

O modelo conta com 1.72 metros de altura e pesa somente 56 kg, sendo capaz de carregar um terço do seu próprio peso (cerca de 18 kg) ou, em trabalhos braçais, levantar pesos aproximados de 68 kg.

No projeto presentado, o Tesla Bot apresenta em parte de sua cabeça, rosto e também parte dos ombros uma tela embutida, capaz de exibir informações que facilitam a configuração por humanos.

Além das oito câmeras que devem alimentar a rede neural e sensores inseridos no robô humanoide, também haverá um “computador de bordo”, que nada mais é que o software Autopilot da montadora.

As câmeras devem alimentar o software FSD (Full Self-Driving), responsável por simular funções do cérebro humano, como identificação e análise de obstáculos ao seu redor.

Como resultado, o Tesla Bot será capaz de classificar não só novas rotas, como também novas imagens.

Lançamento

Ainda não há previsão de lançamento ou exibição prática do Tesla Bot, porém Musk estima que um protótipo deverá ser apresentado ainda ano que vem (2022).

Também houve uma sessão de perguntas e respostas após o anúncio, onde o executivo foi questionado sobre os “perigos” de construir um robô humanoide bastante inteligente.

Apesar de reforçar as preocupações, Musk também avisou que o robô será limitado fisicamente, sendo facilmente superado por humanos em qualquer capacidade.

De acordo com o CEO, apesar da força considerável, o robô é capaz de correr somente oito quilômetros por hora, sendo “fácil fugir do Tesla Bot” e também de dominá-lo.

“O que estamos tentando fazer aqui na Tesla é criar uma IA útil, que as pessoas amem e que seja inequivocamente boa”

Elon Musk

Fonte: Tecmundo e Canaltech

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Tesla

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo