Engenharia Hoje

Confira o primeiro teste da NASA com o cão-robô que irá explorar as cavernas de Marte

A National Aeronautic and Space Administration (NASA) realizou seu primeiro teste com o cão-robô que será responsável por explorar as cavernas de Marte.

O cão-robô, chamado Spot, é uma criação da empresa Boston Dynamics, e foi apresentado ano passado por pesquisadores da agência espacial norte-americana.

O robô será utilizado no projeto BRAILLE (Biologic and Resource Analog Investigations in Low Light Environments).

O projeto busca explorar cavernas na superfície terrestre, porém que são muito semelhantes às de Marte.

Além disso, o BRAILLE deve não só investigar toda diversidade geológica e biológica em tubos de lava, como também quantificar essas informações.

Com base nesses dados, os pesquisadores devem desenvolver estratégias de exploração no planeta vermelho.

Sobre o cão-robô que irá explorar as cavernas de Marte

O Spot é um robô totalmente autônomo, e não só é capaz de lidar com diferentes terrenos devido as suas quatro patas, como também pode lidar com acidentes geológicos variados.

Capaz de acessar locais de difícil acesso ao explorar, a inteligência artificial chamada Nebula é a responsável por ajudar Spot.

A inteligência artificial processa informações e também toma decisões durante a exploração que está ocorrendo no Lava Beds National Monument.

O Lava Beds Monument é uma das maiores coleções de tubos de lava similares ao do planeta vermelho, na América do Norte.

Desse modo, enquanto o cão-robô explora sem “conhecer” aonde está indo, os pesquisadores do lado de fora executam as ações que seriam adotados durante uma missão real.

No entanto, a Nebula também pode processar essas informações e tomar decisões sem precisar dos pesquisadores, cuidando do corpo do robô, que enfrenta diversas situações, como:

Por que explorar esses locais?

As cavernas normalmente são consideradas regiões capazes de abrigar sinais de vida, devido ao subsolo que protege os vestígios de vida da radiação solar.

O maior objetivo dos cientistas com as cavernas é para contar com possíveis abrigos naturais para os futuros astronautas que irão explorar o local, não só em Marte.

Em seguida, confira o vídeo do Spot em seu primeiro teste nos tubos de lava na Terra, que faz parte do estudo para a futura exploração em Marte:

Após o robô explorar as cavernas, os cientistas tem em mãos dados sobre alvos científicos e também contam com mapas 3D do local explorado.


Fonte: Canaltech

Imagem em destaque: Foto/Reprodução NASA/JPL-Caltech