O Google divulgou um novo cabo de fibra ótica chamado Firmina, que tem escala no Brasil, na última quarta-feira (09), em uma publicação realizada no blog oficial do Google.
O próprio vice-presidente de Global Networking do Google Cloud, Bikash Koley, assinou a publicação.
O Google não revelou quando o cabo terminará de ser construído, porém afirmou suas escalas em Praia Grande, no Brasil, e Punta del Este, no Uruguai.
Cabo mais longo do mundo funciona com uma única fonte de energia
O cabo, construído entre a costa leste dos Estados Unidos e Las Toninas, na Argentina, deverá ser o mais longo do mundo capaz de funcionar com somente uma única fonte de energia.
Caso outras fontes fiquem indisponíveis, somente uma de suas pontas deverá fornecer a energia o suficiente e garantir confiabilidade.
Segundo a empresa, o novo cabo de fibra ótica que tem escala em nosso país deverá transportar dados de forma veloz e segura, entre as Américas do Sul e do Norte.
Como resultado, os usuários devem ter um acesso mais rápido e de baixa latência as plataformas digitais da marca, como por exemplo:
- Gmail;
- Youtube;
- Google Cloud;
- Entre diversos outros.
Google homenageou novo cabo de fibra ótica com o nome de uma brasileira
O Google divulgou novo cabo de fibra com nome de “Firmina”, em homenagem a Maria Firmina dos Reis (1825 – 1917), abolicionista e escritora brasileira.
“Negra e intelectual, Firmina é considerada a primeira romancista do Brasil e é motivo de muito orgulho para nós aproveitar o novo cabo submarino como forma de chamar atenção para o trabalho e o espírito pioneiros dessa mulher”
Publicação do Google
De acordo com o Google, essa ação busca homenagear uma pessoa que foi essencial para o avanço da compreensão entre seres humanos e a justiça social.
Fonte: Tecmundo e Blog do Google
Imagem em destaque: Foto/Reprodução Freepik