Songdo é a cidade do futuro, que tem como base a inovação tecnológica e ainda sendo construída, a aproximadamente 65 quilômetros da capital da Coreia do Sul, Seul.
A população atualmente já passa de 180 mil habitantes, apesar de Songdo estar apenas 60% construída, tendo seu início em 2003.
As empresas envolvidas no projeto previam um custo aproximado de US$ 40 bilhões, contando com alguns dos melhores arquitetos e designers urbanos do mundo para o projeto.
A cidade, batizada de Songdo International City, é inspirada em Nova York e nos canais de Veneza e foi feita a partir de uma imensa área aterrada do mar.
Cidade do futuro: conheça Songdo
Atualmente, a cidade é um dos maiores empreendimentos imobiliários público-privados do mundo, e conta com diversos diferenciais, como:
- Acesso à um terço da população mundial em um voo;
- Sistema de reciclagem;
- Sistema de educação;
- Entre outros.
A partir do Aeroporto Internacional de Incheon, é possível chegar a diversas localizações com somente um voo de 3 horas e 30 minutos.
Além disso, também há o sistema de reciclagem, que permite uma cidade limpa onde não é possível avistar lixo, devido a um mecanismo criado.
Esse mecanismo é o responsável por aspirar resíduos diretamente das cozinhas, os levando até uma rede subterrânea de túneis, e então para o centro de processamento.
Já a instituição de ensino do país foi construída para ser uma escola modelo, sendo uma referência em todo país, considerada a mais famosa e reconhecida.
A primeira turma que se formou em 2016 já ingressou nas melhores universidades do mundo, atestando a excelência de ensino da escola modelo.
Outros diferenciais de Songdo está em sua tecnologia, como o consumo de eletricidade por minuto das residências, que são transmitidas em um painel.
Há também um grande centro de controle, que não só controla o tráfego, como também é capaz de reconhecer quantos carros cruzaram a ponte que leva à cidade.
Responsáveis pelo projeto
O plano diretor foi elaborado pelo escritório de arquitetura Kohn Pedersen Fox (KPF), enquanto a implementação da infraestrutura e do desenvolvimento foram realizados pela Gale International, a POSCO E&C e o governo da cidade metropolitana de Incheon, à qual pertence Songdo.
O desenvolvimento da cidade cresceu em volta de um parque central, considerado um “oásis com lagos”, que foi projetado desde seu início.
Ao redor do lago, estão:
- Centro de controle;
- Prefeitura;
- Centro de Artes;
- Instituição de ensino;
- Entre diversos outros estabelecimentos e comércios.
Fonte: BBC
Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet