Notícias

Conheça a cidade do futuro Songdo que tem como base a inovação tecnológica

Songdo é a cidade do futuro, que tem como base a inovação tecnológica e ainda sendo construída, a aproximadamente 65 quilômetros da capital da Coreia do Sul, Seul.

Siga-nos no Instagram

A população atualmente já passa de 180 mil habitantes, apesar de Songdo estar apenas 60% construída, tendo seu início em 2003.

As empresas envolvidas no projeto previam um custo aproximado de US$ 40 bilhões, contando com alguns dos melhores arquitetos e designers urbanos do mundo para o projeto.

A cidade, batizada de Songdo International City, é inspirada em Nova York e nos canais de Veneza e foi feita a partir de uma imensa área aterrada do mar.

Parque central

Cidade do futuro: conheça Songdo

Atualmente, a cidade é um dos maiores empreendimentos imobiliários público-privados do mundo, e conta com diversos diferenciais, como:

  • Acesso à um terço da população mundial em um voo;
  • Sistema de reciclagem;
  • Sistema de educação;
  • Entre outros.

A partir do Aeroporto Internacional de Incheon, é possível chegar a diversas localizações com somente um voo de 3 horas e 30 minutos.

Além disso, também há o sistema de reciclagem, que permite uma cidade limpa onde não é possível avistar lixo, devido a um mecanismo criado.

Esse mecanismo é o responsável por aspirar resíduos diretamente das cozinhas, os levando até uma rede subterrânea de túneis, e então para o centro de processamento.

Já a instituição de ensino do país foi construída para ser uma escola modelo, sendo uma referência em todo país, considerada a mais famosa e reconhecida.

A primeira turma que se formou em 2016 já ingressou nas melhores universidades do mundo, atestando a excelência de ensino da escola modelo.

Outros diferenciais de Songdo está em sua tecnologia, como o consumo de eletricidade por minuto das residências, que são transmitidas em um painel.

Há também um grande centro de controle, que não só controla o tráfego, como também é capaz de reconhecer quantos carros cruzaram a ponte que leva à cidade.

Centro de controle

Responsáveis pelo projeto

O plano diretor foi elaborado pelo escritório de arquitetura Kohn Pedersen Fox (KPF), enquanto a implementação da infraestrutura e do desenvolvimento foram realizados pela Gale International, a POSCO E&C e o governo da cidade metropolitana de Incheon, à qual pertence Songdo.

O desenvolvimento da cidade cresceu em volta de um parque central, considerado um “oásis com lagos”, que foi projetado desde seu início.

Vista aérea do parque central

Ao redor do lago, estão:

  • Centro de controle;
  • Prefeitura;
  • Centro de Artes;
  • Instituição de ensino;
  • Entre diversos outros estabelecimentos e comércios.

Fonte: BBC

Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo