Engenharia Hoje

Robô autônomo utiliza IA para limpar todas as bitucas das praias

Um robô autônomo criado por holandeses utiliza Inteligência Artificial (IA) para limpar todas as bitucas das praias.

Edwin Bos e Martijn Lukaart criaram o BeachBot (BB), o robô de quatro rodas capaz de identificar, recolher e descartar bitucas de cigarros em uma lixeira.

O BB foi criado especialmente para manter as praias limpas, mas ainda é apenas um protótipo em desenvolvimento pelos holandeses.

Robô autônomo utiliza IA

Segundo os criadores, o BeachBot pode coletar um cigarro e ter certeza do que é aquele pequeno resíduo, logo o descartando em uma lixeira.

Já caso o robô não reconheça o objeto, ele envia uma imagem para que uma pessoa realize o comando de recolher ou não o objeto em questão.

Todo esse processo realizado pelo protótipo ocorre por um algoritmo de reconhecimento de imagem, através do aprendizado de máquina (Machine Learning).

Por fim, o protótipo ainda deve se tornar “mais robusto” em suas próximas versões, em que a equipe está conduzindo diversos experimentos.

Esses experimentos buscam aprender não só como melhorar o hardware do robô, como também o seu software.

Impactos ambientais das bitucas de cigarro

Mais de 4,5 trilhões de bitucas de cigarros são jogados em espaços públicos por ano aproximadamente, mas levam mais de 14 anos para se decompor.

Além da longa decomposição, caso entre em contato com a água do mar, também libera microplásticos e resíduos químicos.

Esses resíduos prejudicam à vida aquática, e em mudanças de maré, pode poluir centenas de litros de água de uma só vez. Entre as substâncias tóxicas, estão:

Já os responsáveis pelos microplásticos na água do mar são os filtros de cigarros, quando se decompõe posteriormente.

Além disso, caso esse filtro de cigarro que foi descartado eventualmente quebre, todos essas substâncias citadas anteriormente serão descartadas no solo ou na água.


Fonte: Infor Channel

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Project BB