Engenharia Hoje

Novo painel solar com perovskita bate recorde histórico de eficiência energética

O novo painel solar com perovskita e silício foi capaz de bater um histórico mundial de eficiência energética, com 29.52% de conversão de energia solar.

A busca por maximizar a quantidade de energia solar é um trabalho de décadas, e o material está sendo muito importante até mesmo aqui no Brasil.

Atualmente, em nosso país, a Unicamp vem trabalhado com esse material, um cristal fino de cerca de um micrômetro, há cinco anos.

Novo painel solar com perovskita criado por pesquisadores de Oxford

Os pesquisadores da Oxford Photovoltaics Limited, também conhecida como Oxford PV, foram os responsáveis por unir o material com o silício.

A Oxford PV é uma empresa da Universidade de Oxford, na Inglaterra, que é totalmente especializada no campo de células fotovoltaicas de perovskita.

Por conta disso, a “mistura” de silício ao material foi somente mais um dos experimentos da equipe, que desta vez, alcançou o recorde de eficiência mundial.

Os resultados dessa união foram publicados na revista científica Applied Physics Letters, onde a combinação deperovskitas de haleto metálico com silício convencional superou a eficiência prática de 26% alcançado com o uso de células de silício sozinhas. 

Segundo a autora do estudo, Laura Miranda Pérez, os pesquisadores identificaram as como o “parceiro perfeito” para um sistema de emparelhamento com silício.

O futuro da energia solar com a junção dos dois materiais

Em breve, o grupo de cientistas deverá iniciar uma produção comercial em massa do novo painel solar em sua fábrica em Brandenburg, localizada na Alemanha.

De acordo com a pesquisadora, o principal objetivo da equipe é ajudar pessoas a entender mais sobre o grande potencial da tecnologia unida (silício e perovskita).

Como resultado dessa compreensão, será possível, no futuro, aumentar a eficiência das instalações solares e, consequentemente, auxiliar no grande  objetivo de fornecer energia sustentável para todos.


Fonte: Tecmundo

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Freepik/wirestock