Engenharia Hoje

Novo edifício ecológico será construído com bambu e madeira no Canadá

Um novo edifício ecológico será construído com bambu laminado e madeira no Canadá, batizado de “Vancouver Forest”.

O edifício ecológico foi projetado pelo escritório de arquitetura Urban Agency, e deverá combinar o residencial com um espaço comunitário.

De acordo com os arquitetos responsáveis, todo projeto foi pensado para a cidade de Vancouver, no Canadá, a fim de abrigar terraços que trazem luz natural.

Novo edifício ecológico conterá apenas materiais com baixa energia incorporada

Os arquitetos planejaram o edifício com estrutura de bambu laminado, devido a sua alta resistência à tração, similar ao aço.

Além disso, o bambu também conta com um transporte logístico chamativo, e cresce até 15 vezes mais rápidos que a madeira.

Por conta dessas vantagens, o próprio revestimento do edifício também foi feito com o bambu laminado, tornando o projeto sustentável.

Mais de 200 apartamentos

Apenas os primeiros andares contam com mais de 4.000 m² de espaço comunitário, sendo expressos como 2 volumes separados com uma passagem pública de conexão para pedestres.

Já do quarto andar em diante, existem 200 apartamentos privados residenciais no edifício, onde os dois volumes do edifício se fundem.

Em seguida, confira uma ilustração do novo edifício ecológico:

Segundo os arquitetos, a opção de bordas curvas foi feita com objetivo de suavizar o impacto do empreendimento na paisagem.

Além disso, para melhorar o isolamento térmico de acordo com os padrões de arquitetura passiva, foi projetada uma fachada com formato modular, que alterna janelas e revestimentos de painéis de madeira em proporções iguais.

Esse projeto de fachada também permite que uma pré-fabricação mais econômica e eficiente fora do local da construção seja possível.

Por fim, os terraços, as varandas intermitentes também ofereceram uma profundida à elevação, quando unidos aos pilares de bambu, também proporcionam um maior equilíbrio entre luz e sombra no local.


Fonte: Ciclo Vivo e Urban Agency

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Urban Agency