O Hyundai Nexo é um carro movido a hidrogênio, capaz de fazer 900 km por tanque e que durante essa viagem, purificou cerca de 449.100 litros de ar.
O veículo, que já está disponível para compra peço preço sugerido de $ 58.935 (cerca de R$ 305,900 mil em conversão direta), também conta com um sistema “ultrarrápido” de abastecimento, capaz de encher o tanque com hidrogênio em apenas cinco minutos.
Atualmente, o carro só está disponível para revendedores selecionados da Califórnia, mas a sul-coreana pretende expandir para outros estados em um futuro próximo.
Hyundai Nexo faz parte dos planos da montadora de atingir meta antiga
A Hyundai deseja focar 100% em carros com zero emissão de poluentes já há algum tempo, dividindo sua frota em:
- 50% dos veículos movidos a eletricidade;
- 50% dos veículos movidos a hidrogênio.
No caso do Nexo, ele participa diretamente dessa meta antiga, se encaixando no segundo tipo de frota da empresa sul-coreana e é um dos mais populares desde seu lançamento.
No entanto, o modelo não será o único da marca a ser movido a hidrogênio que surgirá no mercado este ano. Em agosto deste ano, a Hyundai divulgou um teaser sobre o primeiro esportivo que deverá utilizar essa motorização. Confira:
Veículo que purifica o ar
Assim como citado anteriormente, durante a viagem de 900 km, o veículo purificou 449.100 litros de ar através de seus 6,27 kg de hidrogênio.
Essa purificação corresponde à respiração de cerca de 30 pessoas durante um dia, diferente de modelos tradicionais que são movidos à combustão.
Os modelos utilizados atualmente, em média, emitem cerca de 125 kg de gases poluentes nessa mesma viagem de 900 km.
“Limpar o ar” foi possível devido ao modelo e sua tecnologia, capaz de não emitir nenhum gás poluente, apenas água pelo seu sistema de escape.
Fonte: Canaltech
Imagem em destaque: Foto/Reprodução Hyundai