Engenharia Hoje

Fernando de Noronha inaugurou posto para carregamento de veículos com energia solar

Um posto para carregamento de veículos foi inaugurado em Fernando de Noronha em março deste ano (2021).

O projeto foi uma parceria da Renault do Brasil, WEG e Polo Engenharia Elétrica & Fotovoltaica e a administração de Fernando de Noronha.

A administração de Fernando de Noronha divulgou a instalação do posto para carregamento de veículos, que é abastecido por energia solar através de placas fotovoltaicas presentes na cobertura.

O ecoposto é capaz de alimentar até seis carros de uma vez, e é o sexto ponto para carregamento de automóveis elétricos na ilha.

Posto para carregamento de veículos e a gestão de Fernando de Noronha

Fernando de Noronha já conta com 30 carros elétricos em trânsito, sendo que os primeiros chegaram ainda em 2019, com a inauguração do “Noronha Carbono Zero”.

A Renault disponibilizou seis veículos, de três modelos diferentes em regime de comodato, para uso oficial da administração do distrito.

A gestão de Fernando de Noronha tem realizado práticas para alterar a frota de veículos, e mais um posto para carregamento desses veículos elétricos é um grande auxílio.

Noronha Carbono Zero

O programa Noronha Carbono Zero deverá impedir que carros movidos a combustão entrem no arquipélago, a fim de diminuir as emissões de gás carbônico (CO2).

As medidas devem começar a partir de 2022, e com a entrega do ecoposto, a continuidade do projeto é garantida.

“Com a entrega do ecoposto à população, damos continuidade ao projeto do Governo o Estado de reduzir a poluição atmosférica em Noronha, utilizando formas ambientalmente corretas de abastecimento, com energia renovável e automóveis que não agridam o meio ambiente”

Guilherme Rocha, administrador de Fernando de Noronha.

A WEG também anunciou que aderiu à parceria para apoiar Fernando de Noronha em sua transformação para um local sem emissões de carbono.

De acordo com a empresa, com as estações de recarga da WEG, as frotas de carros elétricos serão abastecidos, e toda a energia excedente poderá ser utilizada pela comunidade da região.


Fonte: Portal Solar

Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet