A energia solar bate recorde de produção no Brasil neste ano: o recorde aconteceu na região Nordeste do país.
No dia 13 de março, às 13h26min, houve o primeiro recorde de geração instantânea solar fotovoltaica deste ano, onde os raios solares chegaram a gerar 1.561 MW.
Os dados foram informados segundo o monitoramento do Operador Nacional do Sistema Elétrico.
Energia solar bate recorde do ano anterior
O último recorde de geração instantânea solar fotovoltaica ocorreu em 3 de abril do ano passado, atingindo 1.544 MW, conforme o monitoramento do Operador Nacional do Sistema Elétrico.
Energia o suficiente para abastecer 14,4% da demanda no Nordeste
O recorde deste ano de 1.561 MW é o suficiente para abastecer 14,4% da demanda de carga do Nordeste, enquanto o do ano anterior era capaz de abastecer 14,2%.
Nordeste é destaque em energia renováveis
A previsão de energia solar até o fim de 2021 é que ela represente 2,3% da matriz elétrica brasileira, que é monitorada pelo ONS desde 2015.
Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, o cenário do setor de energias renováveis, é promissor na Bahia, que é líder há dois anos quando se trata de energia renovável.
Além disso, o estado também é responsável por 32% de toda a energia solar que é produzida em nosso país.
Os outros estados do Nordeste também não ficam para trás quando se trata de energia solar, como o Piauí (15%) e o Ceará (8%), que juntos somam 23% de energia solar na região.
Desse modo, aproximadamente 58% de toda energia solar nacional provém do Nordeste, sem contar o segmento eólico, onde também é destaque.
Quando se trata de energia eólica, a Bahia também sai na frente com 30%, enquanto o Rio Grande do Norte é responsável por 28%.
Ao todo, somente os dois estados são responsáveis por 58% da energia renovável eólica em nosso país.
Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet
Fonte: Canal Energia