Engenharia Hoje

Empresa desenvolve carreta refrigerada com painéis solares para viagens mais sustentáveis

A XL Fleet se uniu com a eNow para desenvolver uma carreta refrigerada com painéis solares, a fim de obter uma opção para viagens mais sustentáveis.

O principal objetivo ao utilizar energia solar é tanto reduzir os custos operacionais quanto também apoiar as metas de sustentabilidade de empresas que estão no setor.

De acordo com os fabricantes, a opção é totalmente viável devido ao seu custo total, uma vez que uma carreta elétrica custa menos do que os veículos tradicionais a diesel.

Carreta refrigerada com painéis solares são uma opção para 2022

A parceria das empresas deverá gerar frutos em breve, devido ao recente anúncio de produção de 1.000 carretas refrigeradas elétricas para o primeiro semestre de 2022.

Essas carretas devem atender diversos setores, sendo os principais:

Na carreta refrigerada, os painéis solares são estrategicamente instalados na cobertura do modelo de carreta baú, a fim de capturar a energia do sol.

Essa energia fica armazenada em baterias de íon-lítio de alta capacidade, que devem ficar acomodadas sob o piso do trailer e fornecer autonomia por, no mínimo, 12 horas.

Essa autonomia deverá ser utilizada principalmente para alimentos os sistemas de refrigeração e os portões de elevação na carreta.

Além disso, a energia convertida também poderá ser utilizada para o transporte de cargas que necessitem o uso de energia elétrica durante a viagem.

Utilização das carretas

Atualmente, as carretas refrigeradas a diesel são muito utilizadas em todo o mundo diariamente, visto que são responsáveis pelo transporte de produtos que devem ser mantidos em uma temperatura baixa.

Segundo as métricas informadas pela empresa, cada reboque refrigerado que é movido a diesel pode utilizar a mesma quantidade de combustível que um caminhão de entrega.

Além do tráfego diário, também há a compra e venda desses veículos que também impactam o meio ambiente em todo o mundo.

Somente nos Estados Unidos, cerca de 50 mil novos reboques refrigerados à diesel são vendidos anualmente.


Fonte: Ciclo Vivo

Imagem em destaque: Foto/Reprodução XL Fleet