Segundo a tendência global de sustentabilidade e preservação ambiental, a empresa americana Landlife Company criou um modelo de vaso biodegradável para ambientes mais secos.
A conservação ambiental
Nos dias atuais, existe a preocupação global de preservação do meio ambiente e recursos naturais. Sendo assim, uma das alternativas viáveis para a conservação é o reflorestamento através do plantio de espécies de árvores. Em ambientes com temperaturas neutras é uma ótima opção, mas não tão adequadas quando o local possui altas temperaturas ou poucos recursos no solo.
Nesse contexto, as regiões mais secas representam um desafio para as técnicas de plantio e preservação ambiental. A falta de recursos naturais no solo e as altas temperaturas prejudicam os processos comuns de plantio de árvores.
Dessa maneira, a Landlife Company desenvolveu um tipo de vaso biodegradável capaz de suportar o ambiente extremo do solo árido. Além disso, também consegue incorporar nas mudas os nutrientes necessários para o crescimento saudável das árvores.
A criação do projeto
O Cocoon (casulo, em inglês) é o nome dado ao modelo de vaso criado para proteger as árvores em ambientes secos. Ele é produzido com base em polpas e subprodutos de culturas, sendo capaz de ajudar as mudas de plantas nas fases mais sensíveis do crescimento.
Hoje, a empresa realiza testes em 12 países e apresenta altos índices de sucesso em todos eles. Em conformidade com os dados obtidos, o modelo possui uma taxa de sobrevivência das mudas de 95%.
A composição do material usado para produzir o vaso se parece com a do papelão. Porém os componentes são naturais e não prejudicam nem o solo, nem quem manipula o produto.
Vantagens do modelo de vaso biodegradável
O projeto apresenta duas vantagens principais em sua aplicação:
- Primeiro, ele promove a proteção das mudas no ambiente extremo e garante o suporte de água necessário para o primeiro ano de vida da planta;
- Além disso, a forma do vaso evita que as plantas sejam devoradas por pequenos animais. Permite assim que ela continue crescendo segura.
Assim, a árvore pode crescer forte e com água suficiente. A adição de fungos naturais também é feita, o que contribui para a manutenção da umidade e melhora o substrato. Conforme o tempo passa e a árvore cresce, o vaso se desfaz dentro do solo completamente e deixa que as raízes continuem crescendo livres.
Então, o Cocoon é uma ótima alternativa para a preservação de árvores em solos mais secos. Segundo a empresa, o custo para plantio é dez vezes menor para plantio com o vaso biodegradável em relação aos métodos comuns. Sendo assim, existe a possibilidade de plantar muito mais árvores usando o mesmo valor.
Com certeza o projeto é uma boa nova para quem se preocupa com o futuro do planeta e confia na ciência para ajudar nesse assunto.
Então, gostou do conteúdo? Clique aqui e leia mais artigos sobre projetos biodegradáveis.
Foto destacada: Imagem/Reprodução: Landlife Company.