A empresa canadense Shine desenvolveu uma turbina eólica portátil que cabe na mochila, pesando apenas 1,3 kg! A invenção, batizada de Shine Turbine, foi planejada para atender viajantes e campistas ou até nômades, que viajam por todo o mundo.
O Shine Turbine conta uma potência baixa de 40 watts, e deverá atender carregar dispositivos eletrônicos, como por exemplo:
- telefone;
- GPS;
- laptop;
- lanterna;
- entre outros.
De acordo com a empresa, em uma hora a turbina eólica portátil é capaz de captar energia o suficiente para carregar três smartphones, em diversas condições climáticas:
“Dominar os elementos não é uma tarefa fácil, mas para Shine é. Esta turbina robusta se destaca na geração de energia em locais remotos, independentemente de chuva, nuvem ou sol.”
Shine Turbine
Turbina eólica portátil que cabe na mochila é dobrável
Outro chamativo da pequena invenção é que, quando dobrada, a Shine mede 35 cm de comprimento e a lâmina possui 60 cm de diâmetro.
Atualmente, a primeira leva de produção já foi esgotada, e ainda não há há previsão de quando, ou se, o produto será comercializado no Brasil.
O produto chega na caixa com toda a montagem, pinos e cabos de sustentação reflexivos para que o usuário possa montar o Shine Turbine em poucos minutos.
Em seguida, confira algumas informações técnicas do produto:
- Comprimento dobrado: 35 cm
- Largura dobrada: 10 cm
- Diâmetro da lâmina: 60 cm
- Altura de montagem: 91,4 cm
- Peso total: 1,3 kg
- Classificação de energia: 40 Watts
- Bateria interna: 5 V, 12.000 mAh
- Conector: Regulado 5 V DC, 2 A
- Cabo: USB-A macho
- Indicador LED: Bateria e temperatura
Kickstarter
O produto foi viabilizado por meio de financiamento coletivo no Kickstarter, e conta com algumas certificações pendentes, entre elas:
- CSA
- FCC
- IEC
- IC RoHS
- UL
- UN3481
Apesar do Shine Turbine contar com IP56 e poder ser utilizado mesmo quando estiver chovendo, não é recomendado que seja utilizado na neve ou em temperaturas abaixo de 0°C.
Essas temperaturas impedem que as baterias internas funcionem corretamente, e poderá prejudicar o equipamento.
Fonte: Ciclo Vivo e Shine
Imagem em destaque: Foto/Reprodução Shine Turbine