A criação de uma casa autossuficiente chamou a atenção, devido a seus equipamentos e toda sua estrutura.
Ela é um modelo contêiner e ganhou o nome de Gaia, sendo uma unidade totalmente habitável e independente, não sendo preciso fontes de externas de energia ou água.
Gaia foi desenvolvida por arquitetos da empresa Pin-Up Houses, que tinham como objetivo criar um modelo de vida que tivesse menos impacto ambiental.
Sobre a casa
A casa já vem equipada com diversos equipamentos, como a turbina eólica própria, sistema de coleta da água da chuva e também três painéis solares.
Por não precisar de fontes externas de água ou energia, é possível que a casa seja transportada e alocada em qualquer lugar do mundo.
Na casa projetada pela Pin-Up Houses, existe bastante espaço para armazenar itens, além da sala de jantar e um sofá-cama, que é dobrável, a fim de acomodar ainda mais itens dentro da casa.
Na área externa de Gaia, o terraço é rebatido, e também é capaz de se transformar em um deck embutido.
Energia
A energia da casa é gerada pelo vento e sol, a partir da turbina eólica e os painéis solares, que abastecem o aquecedor de água, a geladeira e quaisquer outros eletrodomésticos que necessitem de energia.
Por se tratar de energia, a bateria também é capaz de recarregar celulares e outros dispositivos, como rádios.
Por fim, o nível da bateria da Gaia pode ser monitorado por meio de um aplicativo, onde é possível checar o consumo e o carregamento da bateria.
Material
A casa foi totalmente pensada em ser autossuficiente e sustentável, sendo a casa em si feita com o contêiner marinho que é reciclado e foi pulverizado com isolamento térmico.
Já o telhado é coberto com metal galvanizado, contando com uma chapa de metal ampliada, a fim de aumentar a captação de água.
O sistema de captação da água não só coleta, como também filtra a água do banheiro e também da cozinha da unidade contêiner.
Imagem em destaque: Foto: Pin-Up Houses