Notícias

Veja o vídeo dos robôs da Boston Dynamics fazendo parkour que viralizou na internet

Um novo vídeo do Atlas, um robô humanoide que está fazendo parkour, viralizou na internet após ser divulgado pela Boston Dynamics, na última terça-feira (17).

Siga-nos no Instagram

O vídeo demonstra que o robô agora é capaz de se adaptar a diversos tipos de piso e os superar, ao armazenar e adaptar seus comportamentos com base nos obstáculos que são vistos pela frente.

Atualmente, o projeto Atlas é como um campo de teste para melhorar as habilidades robóticas da empresa, uma vez que ele não é comercializado.

Parkour que viralizou na internet não é “pré-programado”

Os engenheiros da Boston Dynamics explicaram que os movimentos do robô são pré-programados para serem executados.

 “Não é o robô que decide fazer o parkour magicamente, é uma espécie de rotina coreografada, como um vídeo de skate ou de parkour”

Benjamin Stephens, líder de controles do Atlas

Entretanto, não é preciso pré-programar os movimentos de salto para todos os tipos de plataforma.

O trabalho da equipe é criar um número menor de modelos de comportamento que poderão ser combinados em diversos cenários e executados de forma online.

Desse modo, no vídeo divulgado em que o Atlas pratica parkour, ele somente adaptou comportamentos em seu repertório com base no que viu.

Apesar de ser bem-sucedido nos testes, o parkour envolveu mais processamento físico e mental, devido a mudanças de equilíbrio e também de centro de gravidade, havendo mais evoluções a serem realizadas.

“Todo comportamento aqui tem uma pequena chance de falha. São quase 90 segundos de pulos, corridas, curvas, saltos e lançamentos contínuos, então essas probabilidades se somam”.

Benjamin Stephens

Sobre o Atlas

A empresa afirma que é o robô é essencialmente um “projeto de pesquisa”, sendo considerado uma máquina que deverá ajudar a equipe a trabalhar em melhores sistemas de controle e percepção de movimentos.

De acordo com Stephens, o objetivo principal do Atlas é “mapear movimentos para criação de rotinas específicas aos robôs que, a partir da assimilação de um sistema de inteligência artificial, passarão a serem capazes a superar os mais diversos obstáculos sem dificuldades”.


Fonte: Isto é Dinheiro e Olhar Digital

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Boston Dynamics

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo