Notícias

Primeiro voo intercontinental com óleo de cozinha foi feito pela Air France

A Air France realizou o primeiro voo intercontinental com óleo de cozinha como combustível nesta última terça-feira (18).

Siga-nos no Instagram

O voo intercontinental de 7 horas saiu da capital francesa, Paris, para Montreal, cidade do Canadá, e a aeronave responsável foi a Airbus A350.

A Airbus A350 foi movida por um combustível com 16% de óleo de fritura, o que evitou a emissão de aproximadamente 20 toneladas de dióxido de carbono.

Voo intercontinental com óleo de cozinha é menos econômico

O voo de teste realizado pela iniciativa da Air France com a parceria da Airbus, os grupos ADP e petrolífero Total não teve resultados tão “positivos”.

O biocombustível foi produzido por uma refinaria do grupo Total, que está localizada em La Méde, no sudeste de Paris, foi menos econômico que o esperado.

Apesar de ecológica, de acordo com dados calculados pela Air France, a mistura conta com um custo adicional de 4€ (cerca de R$ 26,13 em conversão direta) por passageiro no trajeto que foi realizado.

Óleo de cozinha continuará sendo incentivado pela empresa

Apesar de ser relativamente mais caro, a Air France deverá incentivar o uso destes biocombustível para o maior número de companhias possível.

De acordo com a Airbus, estratégias já estão sendo formuladas para a utilização de 100% de biocombustíveis em voos “nas próximas décadas”.

Primeiro voo intercontinental com óleo de cozinha foi feito em parceria com a Airbus
Aeronave zero carbono da Airbus

Legislação francesa sobre o uso de biocombustíveis em voos

Lembrando que a própria legislação francesa também determina o uso do biocombustível em todos voos que decolarem do país a partir de 2022.

No entanto, a legislação da França somente obriga a taxa de 1% desses biocombustíveis em todos voos no próximo ano.

Já em 2030, a lei mudará o percentual de 1 para 5%, sendo uma grande tendência que todas as companhias aéreas acabem optando por adotar os biocombustíveis.


Fonte: Tecmundo e NewsWeek

Imagem em destaque: Foto/Reprodução AirFrance

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo