Engenharia Hoje

NASA registra poderosa explosão solar que é a maior desde 2017

A National Aeronautics and Space Administration (NASA) registrou uma poderosa explosão solar, a maior desde 2017.

Essa explosão ocorreu em uma região ativa batizada de ‘AR2838’, no início deste mês de julho (3), e foi classificada como um poderoso evento de classe X.

A classificação foi realizada pelo Space Weather Prediction Center (SWPC), o centro de Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos.

NASA divulgou imagem da poderosa explosão solar

A agência espacial norte-americana divulgou uma imagem que mostra a explosão, confira a imagem:

A grande explosão vista e divulgada pela NASA pode ser vista em destaque na parte superior direita da estrela.

Classe X

As explosões solares de classe X são o tipo mais forte de erupção solar, de acordo com o site Space, capazes de colocar astronautas e satélites em perigo, além de interferir em redes de energia na Terra.

De acordo com uma nota divulgada da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), a explosão chegou a causar um breve “apagão” de rádio na Terra.

O Spaceweather, um portal climático que rastreia eventos espaciais, também anunciou que a erupção, de classe X1.5 na escala que rastreia eventos solares, girou para o outro lado do sol.

“Tão rápido quanto apareceu, a mancha se foi. Em 4 de julho, ela girou sobre o noroeste e passará as próximas duas semanas transitando pelo outro lado do sol.”

Spaceweather

Vídeo da explosão

Um vídeo da explosão solar foi gravado a partir do Observatório Solar Dynamics da NASA, vista por uma das muitas espaçonaves que são utilizadas para monitorar o clima do sol:

A mancha solar do AR2838 que disparou é considerada uma nova região ativa no sol:

“Esta região de manchas solares se desenvolveu durante a noite e também foi responsável por uma erupção M2 (R1 – Minor Radio Blackout) às 07:17 UTC em 03 de julho”

Space Weather Prediction Center

Fonte: Olhar Digital

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Solar Dynamics Observatory / NASA/Reprodução