Notícias

Militares dos EUA testam Inteligência Artificial capaz de “prever” o futuro e as ações dos inimigos

Militares dos EUA estão testando uma Inteligência Artificial capaz de “prever” o futuro, inclusive as ações dos inimigos através de dados de diferentes fontes.

Siga-nos no Instagram

O projeto foi batizado de “Global Information Dominance Experiments” (GIDE), e é baseado principalmente na computação em nuvem, que é capaz de armazenar uma grande quantidade de dados.

Desse modo, são utilizados dados de sensores, satélites, radares, relatórios de inteligência e entre outros para antecipar movimentos inimigos.

São identificados padrões, anomalias e também tendências ao aprendizado de máquina analisar os dados disponibilizados na nuvem.

Inteligência Artificial capaz de “prever” o futuro conclui sua terceira série de testes

O Pentágono concluiu a terceira série de testes do GIDE, que em breve deverá iniciar a quarta etapa, segundo Glen D. VanHerck, chefe do Comando Norte dos EUA, os testes apresentaram resultados promissores.

De acordo com VanHerck, o GIDE é capaz de incorporar uma mudança fundamental em como utilizam as informações e dados para aumentar o espaço de decisão.

Assim, o sistema pode alertar autoridades em tempo real quando algo ruim pode acontecer, ou então até mesmo com dias de antecedência, dando uma grande vantagem ao Pentágono na hora de tomar decisões.

Quando questionado se o GIDE poderia tomar decisões por conta própria e colocar vidas em risco, VanHerck afirmou que a máquina foi criada apenas para a análise de dados, e não para tomar decisões.

 “[A IA pode] repentinamente ver um aumento na atividade no estacionamento de uma base militar ou estação de pesquisa. Um evento considerado digno de interesse, que o sistema fará referência cruzada com outros dados relevantes, como imagens de satélite. A IA que prevê o futuro permite que os líderes examinem a situação em mais detalhes e determinem se há ou não necessidade de responder”

GIDE deverá ser utilizado por militares e líderes civis

VanHerck também é o responsável por liderar o Comando de Defesa Aeroespacial dos Estados Unidos (NORAD), onde informou que o sistema também será útil.

Para ele, o sistema poderá permitir medidas de dissuasão antes de combates, evitando que ações mais violentas possam ocorrer.

Além dos militares, o GIDE também poderá atender os líderes civis das agências de inteligência dos Estados Unidos.


Fonte: Só Científica e Tecmundo

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Freepik

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo