Micro-ônibus elétrico e autônomo está operando em Paris com passagem grátis
Micro-ônibus elétrico e também autônomo já está operando na região de Île-de-France, onde está situada Paris e outras cidades vizinhas.
Ele está disponível para moradores e turistas desde a última quinta-feira (31), de forma totalmente gratuita.
Por enquanto a utilização desses veículos são apenas um teste para a região de Île-de-France, com um contrato que vale até junho de 2022.
O projeto foi Financiado pela Île-de-France Mobilités no valor de € 2,4 milhões (aproximadamente R$ 16 milhões).
Após esse período de contratação “teste”, é possível que os micro-ônibus sejam não só tenham seus contratos renovados, como também uma possível expansão e novas trajetórias.
Trajetória do micro-ônibus elétrico
Cada micro-ônibus passa a cada 8 minutos em horário comercial (7h30 às 9h, 12h às 14h e das 17h às 19:00), ou a cada 17 minutos em momentos que há menos tráfego na região.
Além disso, o próprio micro-ônibus é capaz de se comunicar com os semáforos que passa, ajustando a sua própria velocidade para a ideal naquele momento.
O veículo 100% elétrico sai da estação de Saint-Quentin en Yvelines, para então realizar uma rota de 1,6 km com três paradas. No fim de seu trajeto, deixa os moradores e/ou turistas no centro comercial de Pas-du-Lac.
Essa trajetória foi feita a fim de realizar uma integração com as linhas de trem que existem nessa região.
Veículo pertence a empresa de transportes Keolis
O micro-ônibus é um shuttle da empresa Keolis, contando com uma capacidade máxima de 11 passageiros, sendo um somente para o funcionário do departamento de transportes.
Esse funcionário é devido a legislação local, em que exige a presença de um condutor humano para assumir o volante em alguma situação de emergência.
O micro-ônibus funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h00, contando com as seguintes paradas:
- Estação Saint-Quentin-en-Yvelines / Delouvrier
- Newton
- Newton Niepce
Fonte: Tecmundo e Keolis
Imagem em destaque: Imagem/Reprodução Keolis e Île-de-France Mobilités