Notícias

Maior iceberg do mundo se desprendeu da Antártida

O maior iceberg do mundo, nomeado de A-76, se desprendeu da Antártida, no lado oeste da plataforma de gelo de Filchner-Ronne, no mar de Weddell.

Siga-nos no Instagram

O iceberg é aproximadamente três vezes maior que a cidade de São Paulo, medindo aproximadamente 4.320 quilômetros quadrados, com cerca de 170 quilômetros de comprimento por 25 quilômetros de largura.

A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou nesta semana (19) os dados e as imagens do iceberg, que foram capturadas pelo satélite Sentinel-1.

Maior iceberg do mundo foi avistado por oceanógrafo

De acordo com a agência, o iceberg A-76 foi avistado pela primeira vez pelo oceanógrafo polar Keith Makinson, que integra o Centro Britânico de Pesquisas Antárticas.

Após ser notificado, o Instituto Nacional do Gelo dos Estados Unidos confirmou o desprendimento do iceberg usando as imagens do satélite Sentinel-1.

O desprendimento do A-76 não é alarmante, visto que faz parte do “ciclo natural dos pedaços de gelo que se quebram em intervalos regulares”.

Ou seja, o desprendimento não está relacionado à quaisquer mudanças climáticas, e mesmo após seu derretimento, o iceberg não irá elevar o aumento do nível do mar.

Os maiores icebergs

O iceberg A-76 tomou o primeiro lugar do A-23A, que media cerca de 3.880 quilômetros quadrados, e também está localizado no mar de Wenddell.

A Agência Espacial Europeia comparou também nas imagens o iceberg A-76 à ilha de Mallorca, localizada na Espanha.

A ilha de Mallorca é menor que o iceberg, com aproximadamente 3.640 quilômetros quadrados e abriga atualmente mais de 1 milhão de pessoas.

Nomeação dos icebergs

Os icebergs são nomeados a partir do quadrante em que foram avistados inicialmente, como no caso do A-76.

Já se ocorrer de um iceberg quebrar, como é o caso do A-23A, uma letra sequencial é adicional ao iceberg, no caso, o nome “original” era A-23, e após a quebra, foi adicionado o “A”.


Fonte: Olhar Digital, UOL e ESA

Imagem em destaque: Foto/Reprodução ESA

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo