Notícias

Incrível estrada romana submersa é encontrada na Lagoa de Veneza

Uma incrível estrada romana submersa foi encontrada na lagoa de Veneza por pesquisadores italianos e publicado na revista Scientific Reports.

Siga-nos no Instagram

A descoberta foi feita por Fantina Madricardo, do Centro Nacional de Pesquisa (CNR) e do Instituto de Ciência Marinha (Ismar), e seus colegas.

De acordo com os pesquisadores, extensos assentamentos podem ter existido na área, séculos antes da fundação de Veneza (5 d.C).

Incrível estrada romana submersa foi localizada com sonar

A lagoa de Veneza estava sendo mapeada pela equipe com um sonar, quando encontraram 12 estruturas arqueológicas alinhadas na direção nordeste, por 1.140 metros.

Essas estruturas estavam em uma área da lagoa conhecida como “Canal de Treporti”, sendo que uma das extremidades está na cidade de Chioggia.

As 12 estruturas arqueológicas encontradas pela equipe tinham até 2,7 metros de altura e 52,7 metros de comprimento.

Incrível estrada romana submersa
Créditos: Antonio Calandriello e Giuseppe D’Acunto (esquerda); Fantina Madricardo (direita)

Mais estruturas encontradas pelos pesquisadores

Além disso, os pesquisadores italianos descobriram mais quatro estruturas adicionais no Canal de Treporti, com até 4 metros de altura e 134,8 metros de comprimento.

Anteriormente, pedras semelhantes às pedras de pavimentação usadas pelos romanos já haviam sido encontradas no Canal de Treporti.

Segundo os pesquisadores, isso indica que as estruturas podem ser alinhadas ao longo de uma estrada romana.

Já a maior dessas estruturas encontradas é considerada uma potencial estrutura de porto, devido as suas dimensões e também por conta da semelhança com estruturas que já foram descobertas em outras áreas.

Para os pesquisadores, um assentamento permanente pode ter existido no Canal de Treporti, durante o período da era romana.

Essa estrada também poderia ter sido ligada a uma rede mais ampla de estradas romanas, na região do Vêneto, para que viajantes e marinheiros pudessem trafegar entre a atual Chioggia e a parte norte da lagoa.


Fonte: Revista Planeta

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Antonio Calandriello e Giuseppe D’Acunto

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo