Notícias

Foguete chinês irá cair na Terra sábado

O foguete chinês Long March 5B deverá voltar à Terra neste sábado (8), após lançar em órbita o módulo principal da primeira estação espacial do país.

Siga-nos no Instagram

O alerta sobre o foguete chinês é de Mike Howard, o porta-voz do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

A China ainda não se pronunciou sobre o assunto, então ainda não há informações se o foguete está sob controle ou não, e também não há dados e detalhes sobre o Long March 5B e sua trajetória.

Foguete chinês está sendo rastreado pelo comando espacial americano

O 18º Esquadrão de Controle Espacial dos Estados Unidos está rastreando a trajetória de foguete e fornecendo atualizações diárias sobre sua localização, disponíveis no site Space Track.

Normalmente, os detritos espaciais são queimados na atmosfera, mas o tamanho do foguete chinês, de mais de 22 toneladas, preocupa os governos, pois alguns pedaços maiores podem retornar à atmosfera e causar danos.

No entanto, as chances de algum pedaço do foguete atingir alguém são pequenas, segundo Jonathan McDowell, especialista do Centro de Astrofísica da Universidade de Harvard.

“Não acho que as pessoas devam tomar precauções. O risco de alguém bater ou se machucar é muito pequeno. Não é desprezível, pode acontecer, mas o risco de bater em você é incrivelmente pequeno”

Jonathan McDowell, em entrevista à CNN

Destroços do Long March 5B podem cair em qualquer lugar

McDowell em sua entrevista à emissora também citou que é quase impossível definir onde os destroços poderão cair, visto à velocidade em que o foguete está viajando.

Entretanto, a aposta do especialista está no oceano, visto que ele ocupa a maior parte da superfície da Terra.

“Se você quer apostar onde algo vai pousar na Terra, aposte no Pacífico, porque o Pacífico é a maior parte da Terra. É simples assim”

Jonathan McDowell

O especialista não é o único que aposta no Oceano Pacífico: a Aerospace Corp., uma organização sem fins lucrativos, também acredita que os destroços do Long March 5B devem atingir o Pacífico.

De acordo com a organização, os destroços devem atingir o Pacífico perto do Equador, depois de passar por cidades do leste dos Estados Unidos.


Fonte: Exame

Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo