A Aerion, uma empresa americana aeroespacial, realizou um anúncio do lançamento de um avião supersônico, que será 3 vezes mais rápido que o Concorde.
O Concorde se “aposentou” em 2003, e voava em torno dos 2.179 km/h, cerca de duas vezes a velocidade do som.
Já um dos modelos apresentados pela empresa é o Aerion AS3, considerado um “jato supersônico” capaz de alcançar o Mach 4+.
Alcançando o Mach 4+, é possível viajar em torno de 6.200 km/h, cerca de quatro vezes a velocidade do som.
Isso tornaria viagens muito mais curtas, como uma viagem de Los Angeles a Tóquio em três horas, ou de São Paulo até Paris em somente duas horas.
O Aerion AS3 deverá ser capaz de carregar 50 passageiros, mas a empresa deverá dar mais detalhes sobre os seus projetos até final de 2021.
A Aerion não pretende somente construir novos aviões supersônicos para passageiros, como também para voos comerciais.
Aerion AS2
Outro modelo da empresa é o AS2, que também é supersônico, porém voará a 1.600 km/h, carregando somente de 8 a 12 passageiros.
Segundo a empresa, o Aerion AS2 deverá iniciar suas operações em breve, em 2026.
Concorde x Aerion
De acordo com Tom Vice, o objetivo da empresa é algo muito diferente do Concorde, que deixava muitas emissões no meio ambiente e ruídos nas comunidades.
Uma das principais diferenças entre os aviões da Aerion e o Concorde são os pós-combustores, que foram descartados por serem barulhentos e emitirem muito monóxido de carbono no meio-ambiente.
Avião supersônico não deverá agredir tanto o meio-ambiente
De acordo com o o presidente e CEO da Aerion, Tom Vice, em um comunicado compartilhado pela CNN Brasil, os aviões supersônicos da Aerion não deverão agredir tanto o meio-ambiente.
“Queríamos uma aeronave que não dependesse de combustíveis fósseis e que pudesse operar com combustíveis 100% sintéticos desde o primeiro dia”
Tom Vice
Segundo Vice, o mundo não pode “esperar até 2050” para se tornar neutro em carbono, e por isso medidas devem ser tomadas agora.
Além disso, o CEO também citou que o avião supersônico será tão silencioso quanto outras aeronaves nos aeroportos.
Para que a velocidade de produção e também da operação seja alcançada, a empresa conta com a ajuda da GE, responsável pela produção do motor Affinity.
Já a empresa Spirit AeroSystems está sendo a responsável pela fabricação da fuselagem pressurizada do avião supersônico.
Por fim, a Honeywell está aprimorando a cabine de comando, projetando os processadores de missão, visores, sensores e sistemas de controle de voo do AS2.
Fonte: CNN Brasil e Canaltech
Imagem em destaque: Imagem/Reprodução Aerion