Empresa de Engenharia fechou acordo com Agência Espacial Europeia
A empresa de engenharia LS-Engenharia Geográfica fechou recentemente um acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA).
A empresa selecionada é especializada na produção de cartografia digital, com foco na proteção ambiental terrestre e marítima.
O acordo assinado é para o desenvolvimento de projetos no âmbito de engenharia geoespacial para os próximos 2 anos, contando com apoio técnico e também financeiro da ESA.
O apoio da Agência Espacial Europeia será para o desenvolvimento de serviços de observação terrestre. Um dos serviços será a criação de um software e de sistemas de informação hidrográfica específicos, que devem estudar as faixas costeiras.
Com os estudos sobre as faixas costeiras, a empresa deverá dar apoio à navegação marítima em zonas que ainda não são cobertas pela cartografia náutica oficial.
Empresa de engenharia foi selecionada em programa de apoio ao desenvolvimento
A LS-Engenharia Geográfica é de Algarve, localizado no extremo sul de Portugal, e foi uma das empresas europeias selecionadas para o ESA Space Solutions.
O programa de apoio ao desenvolvimento e crescimento busca auxiliar e promover startups que são conectadas às tecnologias geo-espaciais.
O ESA Space Solutions deverá fomentar a transferência de tecnologias e capital para a região de Algarve, a um nível mais alto da engenharia.
Sobre a Agência Espacial Americana
A ESA, assim como a National Aeronautics and Space Administration (NASA), é uma agência espacial, e conta com orçamento anual de 6,70 € bilhões.
Recentemente, a organização comemorou 20 anos de presença na Estação Espacial Internacional (ISS), já havendo lançado mais de 26 missões para a estação.
A ESA conta com três astronautas europeus como comandantes, sendo o primeiro comandante nomeado em 2009, o astronauta Frank De Winne.
Neste ano, mais astronautas devem ser enviados à ISS, como recentemente o francês Thomas Pesquet, que compõe a tripulação da missão Crew-2 junto com mais dois norte-americanos da NASA e um japonês, da agência espacial japonesa, JAXA.
Além disso, o alemão Matthias Maurer também deverá ser enviado em breve, fazendo parte da tripulação da Crew-3.
Nessa tripulação, também estará junto de Raja Chari e Tom Marshburn, astronautas da NASA e mais um quarto tripulante que ainda não foi anunciado.
Fonte: LS Engenharia Geográfica e Canaltech
Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet